Todos sabem a importância de ser doador de órgãos e poder salvar a vida de outras pessoas. E assim, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) tem um motivo grande para dar orgulho à população de Fortaleza e reiterar a importância deste ato de amor. Nesta semana, ele alcançou a incrível marca de mil transplantes realizados.
A cirurgia foi realizada pela equipe do cirurgião Huygens Garcia, e durou cerca de seis horas. O paciente – cujo nome não foi fornecido pela instituição – é um senhor de 63 anos e veio de Belém, no Pará, há cerca de quatro meses, com diagnóstico de cirrose de causa desconhecida, associada a um nódulo maligno de estágio inicial.
Por meio da parceria entre o hospital e a Central de Transplantes do Ceará, o órgão pode ser viabilizado em tempo hábil para o procedimento. O doador foi um senhor de 73 anos que faleceu de causas naturais, na região do Cariri. Com essa marca, se formos parar para pensar bem, são mil vidas salvas através do transplante de órgãos.
Importância do HUWC
O milésimo transplante ocorreu depois de 12 anos da primeira cirurgia do tipo realizada no Hospital Universitário. Essa marca faz do Ceará um dos maiores centros nacinais de transplantes de órgãos, e do HUWC, o maior centro transplantador de fígado do País. Segundo dados divulgados pelo Hopsital, apenas no primeiro semestre, a equipe realizou 71 procedimentos, enquanto o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, realizou apenas 56 e o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), considerado o maior da América do Sul, registrou 51 transplantes.
Fotos: Reprodução/Arquivo UFC-HUWC