As cidades crescem, as construções dão formas aos grandes centros urbanos. Mas o que fazer com os resíduos deixados pela construção civil? Essa é uma das preocupações dos gestores, principalmente das regiões metropolitanas. Em função disso, a EcoFor criou, em Fortaleza, o programa Ecoponto, que consiste em um espaço específico e identificado para receber resíduos de poda e de pequenas construções.
O Ecoponto, localizado no bairro Varjota, recebe em média de oito a nove toneladas de poda e resíduos de construção por semana.
Já os Postos de Entrega Voluntária (Pev’s), de material reciclável, são instalados em locais de grande fluxo como comércios e igrejas. Semanalmente, eles costumam arrecadar cerca de 1,5 tonelada (entre papel, vidro, plástico e metal). Os Pev’s estão distribuídos, atualmente, em seis locais de Fortaleza:
– Mercado Central – Centro
– Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Fátima
– Paróquia Nossa Senhora da Glória – Jardim das Oliveiras
– Assembleia de Deus Canaã – Passaré
– Centro de Cidadania Presidente Médici – Fátima
– Secretaria Executiva Regional II – Guararapes
A ideia é ampliar o número de postos para outras regiões de Fortaleza. O recolhimento dos materiais acontece às quartas-feiras. De lá, são conduzidos aos galpões de triagem das cooperativas de reciclagem da cidade. Participe você também das coletas seletivas, utilizando os ecopontos disponíveis. Não deixe de abraçar essa ideia!