Muito se tem falado das pessoas que utilizam o alto-falante de seus celulares ou até mesmo caixinhas de som dentro de ônibus e vans de Fortaleza. Os chamados “DJs de ônibus” vinham incomodando muita gente com seu som alto dentro dos coletivos. Pois bem, esse tipo de atitude está com os dias contados.
Foi aprovada na última quarta-feira, dia 27 de agosto, na Câmara Municipal, o projeto que determina a proibição do uso de aparelhos de som dotados de alto-falantes e equipamentos similares, por parte de usuários de transportes coletivos em Fortaleza. A autoria do projeto é do vereador Vitom Valim (PMDB), e sua aprovação funciona como “sugestão” para a Prefeitura acatar de fato a proibição.
Em caso de infração, o motorista do transporte coletivo poderá solicitar ao usuário que desligue o aparelho sonoro e, em caso de desobediência, poderá determinar que o passageiro se retire do veículo. As empresas de transporte coletivo serão obrigadas a fixarem uma placa alusiva à proibição, com um número de telefone para denúncia das infrações. Em caso de descumprimento, as empresas estarão sujeitas à multa.
Pelo projeto, são considerados aparelhos sonoro celulares, iPods, tablets, rádios, mp3, dentre outros. Não é proibido o uso destes equipamentos desde que seja com fones de ouvido. A reprodução de músicas em volume moderado pelas caixas de som do próprio ônibus também continua liberada.
Fotos: Reprodução