Crianças que brincam ao ar livre são mais saudáveis

Comportamento|Crianças|Pesquisas|Saúde

Só quem teve uma infância em que as coisas mais legais eram brincar no quintal ou no sítio, correr atrás de bichos, subir em árvore e sujar o pé de terra sabe como isso é bom.

Hoje, a maioria das brincadeiras de criança se resumem a aparelhos eletrônicos, como videogames, minigames, tablets e até smartphones. Elas não sabem o que é se divertir ao ar livre.

E você, sabia que é comprovado que criança que brinca ao ar livre é mais saudável? E isso inclui também os bebês.

O excesso de cuidados que se tem nos primeiros meses de vida do bebê não são tão bons assim para a criança. Segundo pediatras, crianças expostas desde cedo a diversos tipos de microrganismos, se tornam mais resistentes. Quando entram em contato com certas coisas que são consideradas sujas, como terra, plantas e animais, seu sistema imunológico é estimulado a produzir anticorpos para certas doenças.

arlivre_nopatio2

Já em relação às crianças entre 9 e 17 anos os benefícios são outros. Pesquisadores canadenses da Universidade de Regina, em Saskatchewan, realizaram um estudo com 306 jovens urbanos entre essas idades.

Os jovens tiveram que usar, por uma semana, dispositivos que mediam seus passos e também tiveram que relatar a quantidade de tempo que passavam ao ar livre depois da escola, tanto em atividades obrigatórias quanto para entretenimento.

18437204_h23579844

As crianças que ficaram fora de casa durante a maior parte das horas de seu tempo livre, tiveram quase 20 minutos a mais por dia de atividade física, de forma moderada a vigorosa, em comparação com aqueles que passaram a maior parte ou todo o seu tempo em ambientes fechados.

Para chegarem a esses resultados, a equipe levou em conta a idade, sexo e massa corpórea das crianças e época do ano.

arlivre_nopatio4

O autor da pesquisa, Lee Schaefer, ressalta que é importante que as crianças brinquem ao ar livre porque nestes momentos elas ficam mais ativas. “O que é realmente importante sobre o estudo não é apenas mostrar que as crianças estão se movendo mais, mas também que elas estão se movendo de forma moderada a vigorosa”, completou o pesquisador.

Quanto ao peso, os pesquisadores viram que não houve diferença entre as crianças que passaram seu tempo em ambientes fechados ou ao ar livre, e apesar de surpreso Schaefer disse que “Peso não é sempre a melhor maneira de medir se alguém é saudável ou não. Quando pesamos alguém, nós realmente não sabemos quanto desse peso é gordura ou músculo”.

arlivre_nopatio6

Outros benefícios de se passar mais tempo ao ar livre, além de estimular o sistema imunológico e a atividade física, são redução da depressão infantil, estimulação da produção de vitamina D e ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e da socialização.

Incentive seu filho a brincar mais ao ar livre. Deixe ele correr, se sujar, ficar próximo de animais, isso vai fazer bem para ele e você ainda estará dando a oportunidade para que ele tenha uma infância feliz e divertida como foi a sua.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter