Clássico Édipo em temporada na Caixa Cultural Fortaleza

Cultura|Teatro

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 4 e 7 de setembro, o espetáculo Édipo, da Companhia Chapitô. A nova montagem do grupo português, que valoriza a comédia pelo poder de questionar os aspectos da realidade física e social, traz à tona vários questionamentos sobre a clássica tragédia de Sófocles. Sem fazer uso de qualquer objeto cenográfico, os atores Jorge Cruz, Marta Cerqueira e Tiago Viegas contarão a história de Édipo, revezando-se no papel de todos os personagens da narrativa.

Nessa versão de Édipo, os integrantes levam o púbico a pensar: seria Édipo o marido de sua própria mãe ou filho de sua mulher? E seus filhos seriam também seus irmãos, filhos de sua mulher, ou seria a sua mulher avó dos próprios filhos? E Creonte? Seria seu tio ou seu cunhado? Nas mãos do Chapitô, o herói trágico, emblemático, complexo, torna-se um sujeito azarado, desajeitado, vilipendiado, enxovalhado e que, por desgraça, ainda perde a visão. A companhia vai tentar fazer o personagem trágico fugir de seu terrível destino. Toda esta história é contada no palco por apenas três intérpretes que apresentam uma versão pouco ortodoxa dos fatos narrados por Sófocles, como explica o ator Jorge Cruz: “No início desta criação, muitos foram os objetos a que demos vida e que, por sua vez, nos ofereceram possibilidade de jogo. Como sempre, nestas andanças da Companhia, é o jogo que nos diverte e apraz. Mas, embora tudo seja possível, é sempre preciso fazer escolhas. Com base em improvisações, destinadas a explorar e compreender melhor o mito de Édipo, encontramos esta forma despojada para este espetáculo”, detalha Cruz.

Dirigida pelo inglês John Mowat, cuja associação com a Chapitô ocorre desde 1992, quando se tornou diretor artístico da Companhia ao lado de José Carlos Garcia, tendo criado mais de 20 espetáculos, entre eles Don QuixoteO Grande CriadorA TempestadeCão que morre não ladra e o atual Édipo, além de peça para a Expo 98 em Lisboa. Há alguns anos, Mowat vem desenvolvendo uma forte relação de criação com o Brasil e, atualmente, está dirigindo a companhia paulistana Teatro de Senhoritas.

edipo2_nopatio  

A história

 Escrita por Sófocles por volta de 427 a.C., Édipo Rei conta a história do filho do rei de Tebas, Laio, e de sua esposa, Jocasta. Alertado pelo Oráculo de Delfos de que seria assassinado pelo próprio filho, que em seguida desposaria a mãe, Laio abandona seu filho recém-nascido no Monte Citerão, pregando os pés do bebê com pregos no chão. Mas a criança é resgatada por um pastor e batizada de Edipodos, os pés furados. Adotado pelo rei de Corinto, Édipo é alertado pelo mesmo Oráculo da terrível previsão e foge da cidade. No caminho encontra Laio e, sem saber que é seu pai, o mata numa briga. Depois, já em Tebas, desvenda o enigma da Esfinge, livrando a cidade de várias ameaças. Como prêmio, recebe o trono e a mão da rainha viúva em casamento. Casa-se com Jocasta, sem saber tratar-se de sua mãe biológica e com ela tem quatro filhos. Anos mais tarde, em meio a uma peste, os dois são avisados pelo Oráculo de que, na verdade, são mãe e filho. Jocasta se mata e Édipo fura os próprios olhos, como castigo por não ter reconhecido sua mãe.

  O Chapitô

Associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1981, o Chapitô é uma Organização não Governamental e Instituição Particular de Solidariedade Social com estatuto de Superior Interesse Social e Manifesto Interesse Cultural. Tem como objetivo a integração social através das artes do espetáculo. Situado junto ao Castelo de S. Jorge em Lisboa, é um espaço pluridisciplinar onde se desenvolvem atividades nas áreas social, cultural e educacional. Na área da formação das artes do espetáculo, oferece a Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo, Cursos de Fim de Tarde, Workshops. Também atua na produção audiovisual e multimídia, cooperação internacional e produção de espetáculos.  

Serviço:

Teatro “Édipo – Companhia Chapitô”

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Data: De 04 a 07 de setembro de 2014.

Horário: quinta a sábado às 20h e domingo às 19h

Classificação indicativa: 12 anos

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia) Vendas a partir de 03 de setembro, das 10h às 20h

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais Serviço de manobrista gratuito no local

 

Fotos: Dvulgação

Inscreva-se na nossa newsletter