Energias renováveis: ritmo de avanço mais rápido em 2013

EcoFriendly|Sustentabilidade

As energias renováveis estão crescendo cada vez mais pelo mundo e o ano passado, 2013, foi o ano em que esse tipo de energia teve seu ritmo de crescimento mais forte em todos os tempos e já chegam a produzir 22% da eletricidade do mundo.

Esses números foram informados pela Agência Internacional de Energia, AIE, em seu último relatório, divulgado em agosto, que informa também que em 2013 foram invertidos mais de US$ 250 bilhões (R$ 560 bilhões) em sistemas de geração de energia “verdes”.

energiarenovavel_nopatio2

Ainda segundo o documento, a energia hidrelétrica e outras tecnologias verdes podem já ter chegado a 26% da produção de eletricidade do mundo em 2020 e salienta que elas já são usadas na mesma medida como o gás para a geração de energia elétrica.

A Agência Internacional de Energia, que atua como orientadora política de assuntos energéticos para seus 29 países membros e possui sua sede em Paris, também disse que em países como Brasil, Chile e África do Sul a energia eólica em terra firme já é a opção preferida sobre novas usinas de combustíveis fósseis, como o carvão ou gás.

A atual taxa de crescimento para a instalação de novos parques eólicos e painéis solares é impressionante, mas a AIE acredita que não é suficiente, é preciso mais vontade, incentivo e compromisso por parte dos governos.

energiarenovavel_nopatio3

As fontes de energia verde, renováveis, como a energia eólica e a solar, podem nos livrar de enorme dependência que ainda temos das usinas hidrelétricas e nos salvar de grandes problemas em períodos de estiagem como os que estão acontecendo atualmente no sudeste do nosso país.

 

Fotos: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter