Todos os anos, durante o mês de setembro, acontece o Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá. O evento mostra grandes lançamentos cinematográficos e é considerado um dos mais importantes dentro do calendário de festivais de cinema. E neste ano, duas grandes atrizes chamaram atenção por seus papeis marcantes: Jennifer Aniston e Reese Whiterspoon.
Eternamente conhecida por seu papel como Rachel,no seriado Friends, Jennifer Aniston virou uma das queridinhas da América. Sempre em papeis doces nas comédias românticas ou mais sensuais nas comédias mais escrachadas, ela nunca passou muito tempo fora das telonas. Mas foi no longa Cake, apresentado durante o festival, que a atriz deu vida a uma personagem completamente diferente de tudo o que ela já tinha feito até então.
No filme, ela interpreta Claire, uma mulher que sofre de dores crônicas e fica obcecada com o suicídio de uma das integrantes do grupo de ajuda do qual participa. Em Cake, Jennifer aparece praticamente sem maquiagem, e com cicatrizes no rosto, além do cabelo bem mais curto. O filme é do mesmo diretor de Clube de Compras Dallas, longa que rendeu o Oscar ao ator Matthew McConaughey.
Segundo um dos mais renomados críticos de cinema, Pete Hammond, que escreve para o site de cinema Deadline, “Este deveria ser o Monster: Desejo Assassino ou o A Última Ceia – ou até O Clube de Compra de Dallas de Aniston, que transformou a carreira de Matthew McConaughey, que lhe deu o Oscar de Melhor Ator. Não há truques nessa atuação. É crua, real, comovente e inesperada”.
Beleza selvagem
Já a atriz Reese Whiterspoon dá vida a uma história baseada em fatos reais e contada no livro Livre – A jornada de uma mulher em busca do recomeço. Com um currículo repleto de comédias e romances, a atriz mostra em seu novo filme Wild um lado cru e selvagem. No longa ela conta a história de Cheryl Strayed, uma mulher que perdeu a mãe de forma repentina, teve um casamento falido e se distanciou da família. Ela parte em busca de si mesmo em um desafio: caminhar 1.770 quilômetros da chamada Pacific Crest Trail (PCT) – trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos, do deserto de Mojave, através da Califórnia e do Oregon, em direção ao estado de Washington – sem qualquer companhia.
No filme, também sem maquiagem e enfrentando locações complicadas, Reese dá um show de interpretação e mostra que está em um novo momento de sua carreira tanto de atriz como de produtora. Afinal, foi ela própria que negociou diretamente com Cheryl os direitos de transformar o livro em um filme.
Jennifer e Reese interpretam mulheres firmes e decidias, em busca de um objetivo maior na vida: ser feliz. E na vida real, podemos ter certeza de que a disputa pelo Oscar de melhor atriz em 2015 provavelmente vai ser bem disputado. Tanto Cake quanto Wild ainda não tem data de estreia definida no BRasil, mas fiquem de olho No Pátio que assim que a gente souber, divulgamos para você não perder nenhum dos dois!
Fotos: Reprodução