É tão bom ter o interior do nosso carro sempre com um cheirinho bom e agradável de limpeza não é mesmo? Mas você sabia que alguns purificadores de ar de automóveis podem fazer mal a saúde?
Os purificadores de ar convencionais, na verdade apenas mascaram alguns cheiros potencialmente perigosos para a saúde e podem aumentar as chances de os usuários desenvolverem doenças respiratórias e até desregular hormônios reprodutivos, eles não se livram realmente dos odores.
Pensando nisso, o inventor Mark Zhang criou uma versão natural e saudável para eliminar os odores do carro usando carvão de bambu.
O Purggo, como foi denominada a invenção, além de natural e bem mais saudável, é também uma versão sustentável de purificador de ar. O carvão de bambu vem como uma alternativa à lenha de madeira e aos carvões minerais, pois é uma fonte natural e renovável.
Por ter um material com potencial para remover as partículas dos odores do ambiente em vez de mascarar os cheiros, o invento realmente elimina os cheiros ruins que possam existir no carro. O Purggo também é ótimo para quem sofre de asma, rinite e outras alergias, pois além de ser antialérgico ele também é livre de perfumes.
O purificador elimina os odores do carro alguns dias após ser instalado e consegue deixar o ar limpo dentro do veículo por um longo período de tempo. A sua durabilidade chega a ser de mais de um ano e a única manutenção necessária durante esse período é remover o Purggo do carro uma vez por mês e deixá-lo exposto ao Sol por uma hora para eliminar a umidade e permitir que ele remova melhor as partículas dos odores.
Outra coisa bem legal desse projeto e que o torna ainda mais sustentável é que, quando o tempo de vida útil do carvão acabar, ainda é possível retirá-lo do purificador e usar em jardins na fertilização de plantas.
Além de tudo isso, o Purggo ainda tem um design bonito, parece uma almofadinha, e não atrapalha ao motorista, pois ele foi projetado para ficar pendurado no banco, virado para a parte de trás.
O purificador ainda não está sendo produzido em larga escala. Para isso, seu criador lançou uma campanha na internet, no site de crowdfunding Kickstarter, para arrecadar verba para o projeto. Até o dia 11 de setembro já tinham sido doados mais de37 mil dólares e o prazo final para as contribuições é o dia 19 deste mês.
Fotos: Reprodução