No próximo sábado (27), às 19h30, será realizada a abertura da exposição “Pedra de Toque”, das irmãs Themis e Flávia Memória, no Museu da Cultura Cearense. Projeto selecionado pelos Editais Culturais 2013, a mostra articula a tentativa de uma reativação da memória coletiva por meio de questões ligadas ao espaço público através da técnica da ciclogravura – um trabalho típico da cultura cearense.
A exposição Pedra de Toque reúne trabalhos em diferentes linguagens com o propósito de colocar em perspectiva diferentes noções de valoração, propondo um deslocamento-devaneio sobre diversos espaços da cidade, seja em termos afetivos, financeiros, sociais ou de sua mera e indizível experimentação física.
Pedra de Toque é um material lítico escuro, rico em compostos silicosos, usado para testar ligas de metais preciosos. Conhecido há muito tempo, o teste da pedra de toque, ao permitir mais precisão na identificação do ouro, da prata e suas ligas, foi uma revolução que contribuiu para a disseminação do uso desses metais, expandindo seu comércio e uso como unidades monetárias e de reserva de valor.
Serviço:
Exposição “Pedra de Toque”
Abertura: dia 27 de setembro, às 19h30, no Museu da Cultura Cearense
Em cartaz: até 23 de novembro
Visitação: terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30)
Gratuito
Fotos: Divulgação