Bebidas funcionais

Comportamento|Entrevistas|Estilo de Vida|Saúde

O número de pessoas que atualmente vem procurando academias para entrar em forma está aumentando cada vez mais. Com isso, está aumentando também a procura por uma dieta e alimentos mais saudáveis. Nesse grupo, os alimentos chamados funcionais são um dos mais procurados por esse público, principalmente as bebidas funcionais.

Mas, você sabe o que são e exatamente para que servem essas bebidas funcionais? O No Pátio conversou com a nutricionista e Personal Diet Carla Laprovítera para que ela nos desse maiores informações sobre esse tipo de bebida que está tão em alta.

Para começar, Carla explica que alimentos funcionais são aqueles que além das funções nutricionais básicas produzem outros efeitos benéficos na saúde por seus compostos bioativos (fitonutrientes). No caso das bebidas, elas são baseadas nesses alimentos e feitas a partir de combinações de frutas e vegetais, além de poderem também ter em seus ingredientes leites vegetais como leite de arroz e de amêndoa, por exemplo.

Para Carla, elas são bastante procuradas justamente pelo alto teor de minerais, fibras, antioxidantes e de outros fitonutrientes que fazem parte da sua composição. E ingerir esse tipo de bebida é uma excelente forma de incluir esses fitonutrientes, além de aumentar o aporte de frutas e verduras na alimentação, auxiliando na melhora da qualidade nutricional da alimentação ao longo do dia.

bebidasfuncionais_nopatio4

A nutricionista também explica que as bebidas funcionais podem ter diferentes funções dependendo dos ingredientes escolhidos. Essas funções podem ser mais diurética, termogênica, firmadora, destoxificante, vasodilatadora.

Carla disse que, apesar dessas diferentes funções, os casos em que são mais indicados o uso desse tipo de bebida são os de pessoas que não se alimentam tão bem ou que tem uma baixa ingestão de fitonutrientes, frutas e verduras.

Mas, as bebidas funcionais também podem ser indicadas para alguns problemas de saúde específicos. “No caso de uma pessoa hipertensa, pode-se incluir na bebida ingredientes como a beterraba e a melancia, que possuem propriedades vasodilatadoras. Já no caso de diabéticos, é preciso atentar-se para a quantidade de frutas na bebida e para as fibras. Uma excelente bebida seria um suco que tivesse como ingredientes a maça (pela sua quantidade de fibra pectina, que forma um gel no nosso estômago, lentificando a absorção de carboidratos) e a canela que, segundo estudos, tem o poder de controlar a glicemia pelos seus componentes”, especifica.

bebidasfuncionais_nopatio5

A nutricionista também ensina que existem tipos diferentes de bebidas funcionais, são elas os sucos e leites funcionais e os suchás. Os sucos são feitos a partir de combinações de frutas, verduras e especiarias como gengibre e pimenta cayena. Os leites funcionais são feitos a base de bebida de arroz e amêndoas, que são isentos de lactose. Já os suchás são feitos com a base de um chá + fruta.

Os leites vegetais já se encontram no mercado tanto na forma líquida como em pó. Em relação aos sucos, é mais indicado que sejam feitos em casa, preparados com os ingredientes mais indicados para sua necessidade e objetivo.

bebidasfuncionais_nopatio

Sobre contraindicações, Carla diz que vai depender muito de paciente para paciente e de algumas doenças que se possa ter. No caso de quem tem hipotireoidismo, por exemplo, não é indicado o consumo diário de couve (alimentos da classe das brássicas). Mas, que no geral deve-se ter o cuidado de sempre deixar a bebida balanceada nas quantidades de frutas e vegetais.

Ainda segundo a nutricionista, esse tipo de bebida pode ser consumida por bebês a partir de seis meses de idade, mas sempre sob os cuidados de um profissional da área para que seja feita uma sequência de introdução de alimentos correta na criança.

Para quem quer introduzir essa bebida na alimentação, ela indica que a quantidade é algo bastante individualizado, dependendo do objetivo e do estado nutricional do paciente. “De forma geral um copo de bebida funcional no café da manhã é uma boa forma de iniciar o dia com um aporte de nutrientes excelente”, diz.

Como podemos ver, as bebidas funcionais podem nos trazer sim vários benefícios, mas se consumidas de maneira correta. Uma grande parte das pessoas leva esse assunto como moda e simplesmente faz um suco funcional desequilibrado, utilizando várias frutas e coloca pouquissimas folhas e fibras, ou então modifica a alimentação por conta própria. Isso está errado e muito dificilmente você terá bons resultados.

bebidasfuncionais_nopatio3

O ideal é que, antes de qualquer mudança na sua alimentação, você realmente procure um nutricionista para que ele indique a melhor opção para você e seus objetivos. A nutrição funcional tem enfoque na individualidade do paciente. Antes de tudo, é preciso que esse paciente faça uma série de exames para que o nutricionista avalie quais as melhores opções de combinações para ele e saber se ele tem algum tipo de intolerância ou hipersensibilidade a certos nutrientes como, por exemplo, a lactose.

Carla diz ainda que, “É muito importante ressaltar que, atualmente muitas pessoas acreditam que a nutrição funcional se baseia apenas na exclusão de glúten e lactose, o que é um conceito completamente equivocado e que na verdade, essa retirada só deve ser feita se o paciente realmente tiver a necessidade dessa exclusão. Além de que, deve ser realizada de forma correta, podendo ser permanente ou por um período”.

A nutricionista afirma ainda que, “muitas vezes, por causa da correria, as pessoas apresentam uma monotonia alimentar, consumindo todos os dias os mesmos alimentos e nutrientes, e uma alimentação pobre em frutas e verduras e baseada em produtos industrializados, pães, massas e açúcares. Principalmente para essas pessoas, a ingestão de bebidas funcionais é uma forma de agregar mais nutrientes, evitar a monotonia (mudando os ingredientes das bebidas) e aumentar o consumo de compostos bioativos (ou fotoquímicos), que são tão importantes para o bom funcionamento do nosso organismo”.

bebidasfuncionais_nopatio2

E para finalizar, completa “o consumo tanto de alimentos funcionais como das bebidas funcionais só tem a agregar à alimentação, principalmente se indicada e acompanhada por um profissional para que seja direcionada para seus objetivos e necessidades”.

Independente das mudanças que você quiser fazer na sua alimentação, não se esqueça de sempre passar em um nutricionista. Ele vai indicar qual a melhor dieta para você, quais nutrientes você está precisando mais e vai fazer essa mudança da melhor forma para a sua saúde.

Serviços:

Dra Carla Laprovítera
Nutricionista | Personal Diet
Consultório – Avenida Dom Luis, 1200 – Patio Dom Luis, Torre 1 , sala 916.
Contatos – 2181-2563/ 8864-6088/ 9845-2591

carlalaprovitera@gmail.com

 

Fotos: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter