Ebola nos Estados Unidos

Comportamento|Saúde

Thomas Duncan foi o primeiro caso de ebola confirmado nos Estados Unidos. O paciente é da Libéria e começou a sentir os sintomas quatro dias depois de chegar ao país norte-americano.

Ao sentir os primeiros sintomas, Duncan procurou um hospital, mas os médicos receitaram antibióticos e deixaram que ele voltasse para casa mesmo após o paciente avisar que tinha chegado a pouco tempo da Libéria, país cuja epidemia da doença é a mais forte na região da África.

Em apenas três dias, o doente piorou e voltou ao hospital de ambulância. No momento ele se encontra isolado no hospital em Dallas, no Texas, e seu estado de saúde é grave.

ebola_nopatio3

Foi confirmado pelas autoridades do Texas que, antes da internação, o paciente teve contato direto ou indireto com cerca de, pelo menos, 100 pessoas.

Todas essas pessoas estão sendo monitoradas pelo serviço de saúde, entre elas cinco crianças, quatro familiares do paciente e os médicos e enfermeiros que o atenderam. A família de Duncan foi colocada em quarentena e está proibida de sair de casa sem autorização do departamento de saúde e de receber visitas sob pena de prisão.

“Estamos começando com esta rede muito ampla, incluindo pessoas que tiveram até mesmo breves encontros com o paciente ou na casa do paciente,” disse Carrie Wilson, porta-voz do Departamento de Estado de Serviços de Saúde do Texas em um comunicado. “O número vai cair à medida que concentrarmos em aqueles cujo contato possa representar um risco potencial de infecção”.

ebola_nopatio2

Segundo as autoridades, os passageiros que viajaram no mesmo avião que o paciente não correm riscos, pois Thomas Duncan ainda não tinha sintomas da doença naquele momento.

A doença é frequentemente caracterizada pelo início repentino de febre, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça e inflamação na garganta. Isso é seguido por vômitos, diarreia, coceiras, deficiência nas funções hepáticas e renais e, em alguns casos, sangramento interno e externo. Porém, no começo os sintomas do ebola não são específicos, e isso é o que mais dificulta o diagnóstico

Esses sintomas podem aparecer de dois a 21 dias após a exposição ao vírus. Alguns pacientes podem ainda apresentar erupções cutâneas, olhos avermelhados, soluços, dores no peito e dificuldade para respirar e engolir.

APTOPIX Liberia Ebola

Enquanto isso, na África Ocidental, o vírus ebola já matou mais de 3.300 pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde. Fica aqui o nosso alerta para quem precisa viajar para os países da África, cuidado com a saúde nunca é demais.

 

Fotos: Reprodução

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter