Mais do que cuidar para que o Estado seja bem governado, a Assembleia Legislativa também desenvolve dizersos projetos socioambientais. Sendo assim, por meio da coordenadoria do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a Assembleia Sustentável doou 1,5 tonelada de vidro à Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan).
Junto a esta doação, foram doados ainda no final de setembro, outras 3,5 toneladas de outros materiais como papel, papelão, plástico, ferro e alumínio. No total, a Ascajan recebeu cinco toneladas de material reciclável. Ao todo, somente até o mês de setembro, cerca de 10 toneladas de material foram reaproveitadas pelas cinco associações parceiras no projeto. “Aqui a gente não recicla. Faz a captação de resíduos e doa”, explicou Eugênio Paccelli, do núcleo de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa. Conforme ressaltou, parte do material também é reutilizado pela Casa.
O projeto adota os princípios da A3P, do Ministério do Meio Ambiente, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Essa política visa estimular princípios e critérios de gestão ambiental nas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais, por meio do uso racional dos bens públicos e da administração adequada dos resíduos.
Fotos: Reprodução