Metrô de Sobral começa a operar

Acontece|Sobral

Aos poucos os sobralenses foram chegando, ainda divididos, mas bastante curiosos, para acompanhar de perto o início das operações do Metrô de Sobral. Na ultima quinta (23), começaram a funcionar, em caráter experimental, as linhas Norte e Sul do Metrô de Sobral, das 8h às 12h, horário em que a experiência será gratuita para os usuários. 

O metrô aproveita as linhas ferroviárias já existentes na região. A fase de testes deve perdurar pelos próximos seis meses, período em que a população poderá usar de graça o serviço. O metro deve operar ainda durante este tempo apenas com metade dos carros. Quando a operação estiver completa, o Metrô funcionará com quatro vagões com capacidade para 350 pessoas por carro em média. Haverá ainda mais um vagão reserva.

metro_sobral_no_patio

Os vagões são equipados com ar-condicionado e Sobral possui 12 estações integradas, sendo seis em cada linha, Norte e Sul, e a Estação Coração de Jesus é a única compartilhada, onde os passageiros podem trocar de linha. Elas têm uma extensão total de 13,2 quilômetros. Alinha Norte ligará o Polo Industrial da Grendene, localizada às margens da avenida – onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, – ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. Já a Linha Sul parte da Estação da Cohab 2 até a Estação Sumaré As duas linhas formam dois “us” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter