Os sabonetes sempre foram utilizados para higiene pessoal, porém hoje ele é mais do que isso. Atualmente existem tantos tipos diferentes de sabonetes e para tantas coisas, que ele já pode ser usado também como tratamento para a nossa pele.
São sabonetes para celulites, acnes, manchas na pele, para hidratar… Uma infinidade. É só escolher qual problema (ou problemas) você quer resolver e tratar a pele durante o banho. O melhor de tudo é que você ainda pode fazer esses sabonetes em casa mesmo e com um custo bem abaixo do que você compraria no mercado. Muito bom, não é? E além de baixo custo eles ainda são bem simples de fazer.
Hoje o Patio Hype traz pra você receitas de alguns tipos de sabonetes caseiros. A base da receita e o modo de fazer são os mesmos para qualquer sabonete, o que vai mudar são os ingredientes específicos para cada tipo de tratamento. Confira.
Sabonete esfoliante
Ingredientes:
100 g de base glicerinada leitosa
3 ml da essência que desejar (recomendada: essência de algas)
Anilina para sabonete perfumado
3 colheres (café) de gergilim torrado
Corante Marfim
Álcool de cereais
Modo de preparo:
Corte a base glicerinada em pedaços pequenos e leve ao fogo em banho-maria. Deixe derreter até chegar ao estado líquido. Não deixe ferver!
Acrescente em um recipiente separado três colheres de gergelim, o corante (a quantidade varia de acordo com a cor que deseja), a essência e um pouquinho de álcool de cereais.
Depois da glicerina derretida, deixe esfriar um pouco até criar uma espécie de “nata”. Depois despeje no recipiente em que estão os outros ingredientes e mexa tudo em torno de 5 minutos.
Coloque mais um pouquinho de álcool de cereais, mexa, e despeje na fôrma.
Espere secar, cerca de duas horas, retire da fôrma e depois embale como desejar.
Clareador de manchas
Ingredientes:
100 g de glicerina leitosa
3 ml de extrato glicólico de pepino
3 ml de essência de maçã-verde
Corante verde à base de água a gosto
Fôrma redonda de PVC
Álcool de cereal
Modo de preparo:
Leve a glicerina picada ao fogo em banho-maria até chegar ao estado líquido. Pode ser também no micro-ondas, porém você deve ir esquentando aos poucos e checando para que não ferva. Adicione os ingredientes um a um, menos o álcool, e misture bem. Despeje na fôrma, borrife o álcool e espere secar. Depois é só desenformar e embalar.
Anticelulite
Ingredientes:
150 g de glicerina leitosa ou transparente
1/2 colher (sopa) de argila verde
4 ml de extrato glicólico de hera
4 ml de extrato glicólico de centella asiática
4 ml de essência de algas
Corante verde à base de água a gosto
Álcool de cereais
Fôrma de silicone texturizada
Modo de preparo:
Leve a glicerina picada ao fogo em banho-maria até chegar ao estado líquido. Pode ser também no micro-ondas, porém você deve ir esquentando aos poucos e checando para que não ferva. Adicione os ingredientes um a um, menos o álcool, e misture bem. Despeje na fôrma, borrife o álcool e espere secar. Depois é só desenformar e embalar.
Nesse caso, a forma texturizada é para que o sabonete tenha partes em alto relevo e sirva também como massageador. A massagem ajuda o sabonete a intensificar os resultados na pele.
Os ingredientes necessários para fazer os sabonetes podem ser encontrados em lojas especializadas em produtos químicos, lojas de materiais para artesanato, lojas de artigos para perfumaria, farmácias de manipulação e até mesmo pela internet em alguns sites, como o Essênciaz e o Quinarí.
Você pode fazer sabonetes caseiros tanto para tratar da sua pele quanto para outras finalidades. Você também pode fazê-los apenas perfumados, com a fragrância que preferir, e guardar no meio das suas roupas para deixar um cheirinho gostoso, e tirar aquele aroma forte de roupa guardada, como também pode fazer para dar de lembrancinha em festas e até mesmo vender para ter uma renda extra.
Existem vários formatos diferentes de fôrmas para fazer seu sabonete, a escolha pode depender da finalidade dele. Para alguns tratamentos, como o de celulite, o ideal é que o sabonete também possa ser usado como um massageador, então ele tem que ter uma textura e não pode ser lisinho como os sabonetes mais comuns.
Se for para enfeitar o lavabo ou dar como lembrancinha, o sabonete já pode vir em formatos como coração ou um que combine com o evento. Neste caso o que vai importar mesmo é o perfume e a apresentação do seu sabonete.Caso esteja pensando em fazer os sabonetes caseiros para vender, capriche na apresentação do seu sabonete e especifique bem quais tipos de produtos usados para fazer cada um para que você não tenha problemas com clientes que possam vir a ter alergias ou problemas parecidos.
Agora que você já tem as dicas, é só escolher o seu sabonete preferido e colocar a mão na massa! 😉
Fotos: Reprodução