Sabe aquelas garrafinhas de plástico de refrigerante, água e suco? Essas garrafas são as tão faladas garrafas “PET” que, apesar de parecerem tão ingênuas, são na verdade grandes vilões do meio ambiente.
Quando descartadas de forma incorreta ou, pior, diretamente na natureza plástico dessas garrafinhas demora cerca de 100 anos para se decompor e durante esse processo ele ainda causa muitos outros problemas e transtornos. Geralmente as garrafas vão parar nos rios, agravando a poluição da água e o problema das enchentes.
E para piorar ainda mais a situação, fragmentos de plástico em decomposição podem ser consumidos por animais que os confundem com comida, levando-os à morte. Isto está se tornando especialmente grave nos oceanos, onde estudos indicam que boa parte das águas já está contaminada.
Se você adora um refrigerante, mas não sabe o que fazer com tanta garrafa, o No Pátio vai te ensinar a fazer uma luminária de mesa e um lustre usando as PETs como matéria-prima, confira.
Luminária de mesa
Materiais:
Molde em forma de caixa, de base quadrada com 12 cm e altura de 10 cm
Fitas de PET recortadas de garrafas lisas e cilíndricas de 2 litros
Folha de polipropileno fosco
2 armações de varetas de ferro ou liga rígida de 3 mm de diâmetro com 32 x 11,8 cm
2 armações de varetas de ferro ou liga rígida de 3 mm com diâmetro de 21,8 x 11,8 cm
Tábua quadrada de 20 cm de lado e 2 cm de espessura
Pés de borra para a base de madeira
Lâmpada eletrônica de 15 watts e voltagem compatível com a rede local
Cordão elétrico com plugue e interruptor
Soquete para lâmpada
Furadeira
Brocas de 3 mm e 5 mm
Parafusos para fixação do soquete
Tesoura
Alicate
Elástico
Cola instantânea
Como montar:
Com a tesoura, recorte 24 fitas de PET de 2 x 20 cm. Posicione as tiras verticalmente sobre o molde. Deixe 5 cm de tira para fora de cada borda do molde. Utilize o elástico para fixar o material.
Com a tesoura, recorte três tiras de PET de 1 x 33 cm. Com as mãos, encaixe duas tiras horizontalmente e intercaladas às tiras verticais do passo anterior. Para obter um acabamento melhor, comece o encaixe das fitas de baixo para cima e em faces diferentes do molde.
Com a tesoura, recorte três tiras de PET de 2 x 33 cm. Com as mãos, encaixe-as horizontalmente e intercaladas às tiras verticais. Após encaixar as três tiras, encaixe a tira de 1 x 33 cm recortada anteriormente. Retire o elástico.
Dobre algumas das tiras que sobraram do molde para o lado de fora e, em seguida, encaixe-as na trama do quadrado. Dobre e encaixe algumas tiras para o lado interno da trama. Desencaixe a peça do molde.
Repita os passos 1 a 3 para fazer mais dois blocos. Encaixe a armação de varetas de ferro na parte interna de um dos blocos e utilize as tiras da parte superior do bloco para fixá-la. Prenda outra vareta na outra lateral do bloco. Encaixe as outras duas armações de ferro no outro bloco.
Pinte a base de madeira da cor que você preferir e espere secar. Monte o fio, o soquete e os pés na base de madeira. Com a furadeira, faça 8 furos na base. A distância entre os furos deve acompanhar as larguras das armações de metal.
Posicione na base de madeira o bloco sem a armação de metal. Encaixe o bloco com as armações menores e, em seguida, encaixe o bloco com as armações maiores. Passe cola nas armações de metal e nos furos da base para fixar melhor.
Para concluir o trabalho, forme um cilindro com a folha de acetato e encaixe-o no centro da luminária.
Lustre de garras PET
[youtube width=”850″ height=”580″]http://www.youtube.com/watch?v=LYMIXRSv894&list=UUvc1SNQr2dIdAlreLcIcRAA[/youtube]
Confira agora outros modelos de lustres e luminárias que são feitas com garrafas PET
Como você pode ver, existem vários modelos diferentes de luminárias e lustres que você pode fazer com essas garrafinhas, desde o mais simples aos mais sofisticados. Agora é só você encontrar um modelo que combine mais com a decoração da sua casa e colocar a mão na massa. O meio ambiente agradece!
Fotos: Baú de Ideias/Reprodução
Vídeo: Angelinne Manualidades