Com a chegada das festas de fim de ano juntamente com o pagamento do décimo terceiro salário, as expectativas do aumento de vendas no comércio de Fortaleza crescem. E a previsão para este ano é que ocorra um crescimento de 2,4% segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Apesar de ser esperado esse crescimento, o valor ainda é considerado baixo, se relacionado, por exemplo, ao crescimento do ano passado, que ficou na casa do 5,1%. Os bens e serviços mais consumidos no Natal e que tiveram maior aumento na evolução dos preços em relação a 2013 foram eletrodomésticos e equipamentos (+14,0), utensílios e enfeites (+7,4%) e perfume (+6,9%). Já os itens que apresentaram maior queda no mesmo período foram passagens aéreas (-9,6%), TV, som e informática (-4,8%) e, por último, CD e DVDs (-3,6%).
Com isso, a taxa de empregos criada no período também não deve ser tão grande quanto o esperado. Cerca de 0,3% deve ser o aumento do número de vagas temporárias para o fim deste ano. Apesar do crescimento aquém do esperado, o setor de comércio varejista espera que essa previsão se reverta e as vendas aumentem mais do que o esperado.
Fotos: Reprodução