Guia Black Friday

Acontece|Mundo|Negócios|oportunidades

Você já ouviu falar na Black Friday? Se não, amanhã (28) vai ouvir falar muito! Trata-se de um dia no ano (geralmente no final) no qual muitas lojas – sejam elas físicas ou na internet – promovem grandes descontos a fim de vender todo o estoque e garantir que o novo ano comece com produtos novinhos e de última geração.

black_friday_no_patio3
Até aqui parece ser tudo o que os consumidores sempre sonharam, não é mesmo? Mas é aqui que muitos lojistas dão uma de “espertinhos” e tentam enganar o consumidor. Sabe aquela história de “grande promoção, toda a loja com descontos, compre pela metade do dobro”? Então, tem muito lojista aumentado o preço dos produtos para dizer que deu desconto quando na verdade, não está dando desconto algum!

E foi justamente para que você fuja dessas armadilhas que a gente aqui do No Pátio elaborou esse guia! Confira as dicas:
1) Pesquise antes
Aproveite esta quinta feira, e dê uma olhadinha dos produtos que você quer comprar. Anote tudinho. Pesquise na Internet. Assim, se amanhã eles aparecem com um valor diferente, mais alto, desconfie. É o truque de “compre pela metade do dobro”.

2)Cuidado com promoções boas demais enviadas por e-mail
Se normalmente devemos ter cuidado com compras pela internet, neste período do ano, esse cuidado deve ser triplicado! Isso por que muitos golpistas aproveitam o período para ganhar dinheiro. Assim, cuidado com lojas desconhecidas, assim você não corre o risco de pagar por um produto em uma loja q nem existe e ficar a ver navios.

black_friday_no_patio2

3) Cuidado com sites clonados
Novamente, atenção ao comprar pela internet! Muitos fraudadores copiam descaradamente o visual de páginas conhecidas como Extra, Magazine Luiza, Lojas Americanas, etc… Não acredite em links redirecionados de emails. Sempre digite o endereço da loja que você quer ir na barra de endereços do seu navegador. E sempre fique de olho no desenho do cadeado, que indica que a conexão é segura.

black_friday_no_patio4
4) Na dúvida, pague com o cartão!

A forma mais segura de comprar na internet em tempos de Black Friday sem dúvidas é o cartão de crédito. Isso porque se o produto não chegar, se vier com defeito ou se você desconfiar de alguma coisa, basta ligar para a operadora e estornar a compra. Assim, quem terá que lidar com o ônus da operação será a loja, e não você.

5) Não compre por impulso
Sabemos que os descontos são grandes, que é Natal e que dá vontade de comprar, mas, será que você precisa mesmo de determinado item? Tente manter em mente que logo em janeiro, tem impostos como IPTU e IPVA para pagar, além de colégio, matrículas, livros e outras coisas mais. Cuidado com o endividamento!

Lojas a serem evitadas

O Procon de São Paulo fez uma lista bem bacana com as 449 lojas que devem ser evitadas nesta Black Friday. São tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP e não responderam ou não foram encontradas pelo órgão. Vale a pena dar uma conferida na lista e evitar qualquer dor de cabeça:

  449 lojas online que você deve evitar nesta Black Friday

black_friday_no_patio
Black Friday Legal

O site Buscadescontos também fez uma açaão bem bacana para a Black Friday. Ele criou um selo que atesta que aquelas lojas estão praticando corretamente a promoção, ou seja, dando descontos reais e sem prejudicar o consumidor. Então, na hora de comprar pela internet, confira se a loja tem o selinho “Black Friday Legal”.

Pronto, agora que você já sabe tudo, é se preparar para caçar os melhores descontos amanhã! Boas compras!

 

Fotos: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter