“Entre violinos e violoncelos, nem tudo é erudito” é a aula-espetáculo do Quarteto Fiori, um grupo de cordas formado por mulheres, integrantes da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE). As instrumentistas participam do Concertos Solidários – Festival Alberto Nepomuceno (FAN), com apresentação gratuita nesta sexta-feira (28), às 18h30, na Igreja Messiânica Mundial do Brasil – Johrei Center (Rua Dona Leopoldina, 564, Centro, Fortaleza).
O quarteto é formado por Raquel Pompeu (1° violino), Daniele Oliveira (2° violino), Gilcilane Soares (viola) e Juliana Aragão (violoncello), todas com diversas experiências profissionais em festivais, workshops, algumas sendo professoras de núcleos de arte e cultura. Em sua quinta edição, o projeto Concertos Solidários – Festival Alberto Nepomuceno (FAN), teve início no dia 25 e acontece até domingo (30) com programação em locais diversos de Fortaleza.
No sábado (29), o Festival leva programação à Casa de Vovó Dedé, uma escola de artes, na Barra do Ceará, de assistência social a crianças e adolescentes, que tem revelado jovens talentosos instrumentistas. A escola foi fundada por Mansueto Barbosa e hoje é dirigida por seu filho, Wagner Barbosa, que há dois anos realiza o concorrido Concurso Jovens Talentos. Às 10 horas, acontece no local a aula-espetáculo sobre “A prática do violão e da guitarra e suas diversas formações”, com Marcos Maia e o Grupo de Cordas Dedilhadas da UECE.
Concertos Solidários – Festival Alberto Nepomuceno (FAN) é um projeto apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura do Governo do Estado do Ceará, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Realização: VAGALUME e CENAPOP.
Piano na Praça do TJA
A tarde de sábado será na calçada do Theatro José de Alencar. A partir das 15 horas, até às 20h, um piano estará à disposição de quem quiser tocar. Trata-se do “Toque Aqui”, projeto de Assis Júnior, que insere o “objeto” piano no cotidiano da cidade como uma provocação. É uma tentativa de aproximar o “instrumento” piano de pessoas comuns, que estejam passando na rua e, a partir daí, quem sabe, estabelecer uma outra relação com a música através deste instrumento. Ainda no TJA, às 18h, Franklin Dantas (tenor) e Eduardo Corrêa (piano) fazem uma apresentação em comemoração aos 150 anos de Alberto Nepomuceno.
Às 19h30, o Quarteto de Cordas da Casa de Vovó Dedé se apresenta na Igreja Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe, fechando a programação do dia.
Encarramento na Capela de São Pedro
A Capela de São Pedro, na avenida Beira-Mar, foi o local escolhido para encerrar no domingo (30) a 5ª edição dos Concertos Solidários – Festival Alberto Nepomuceno (FAN), com uma programação iluminada pelo por do sol da enseada do Mucuripe. A partir das 16h, o artista visual Rafael Limaverde faz umahomenagem ao poeta Manoel de Barros, falecido este mês, produzindo no local um grafite com o tema “Para encontrar o azul eu uso pássaros”.
A programação musical começa também às 16h, com a DJ Renatinha e sua “Caixinha de Música”, com “Os vários Albertos”, uma homenagem a Alberto Nepomuceno. Às 16h30, apresentam-se os três ganhadores do Prêmio Mansueto Barbosa, do Concurso Jovens Talentos, promovido pela Casa de Vovó Dedé:Mateus Farias Gomes (flauta), interpretando Estudo nº 3 dos Estudos Tangísticos de Astor Piazzolla para flauta solo; Jônatas Gaudêncio (clarineta), apresentando Solo de Concours de André Messager, acompanhado por Michelle Lucena (piano); eRodrigo Moita (flauta transversal) que também terá o acompanhamento de Michelle Lucena na interpretação de Carmen, Fantasia Brilhante de François Borne.
Encerrando a programação, concerto das pianistas Michelle Lucena e Karina Toledo, ex-alunas da Casa de Vovó Dedé e atualmente alunas do Curso de Música da UECE, e apresentação de Ayrton Pessoa “Bob” e banda em “Manual prático da saudade”.
A programação dos Concertos Solidários – Festival Alberto Nepomuceno (FAN), terá ainda a participação do Quarteto Inimusi, formado por Paulo Leniuson (1º violino), Natan Gomes (2º violino), Paulo Cleber (viola) e Wescley Sousa (violoncelo), que apresentará a aula-espetáculo “A regência no processo de evolução da música”. O local e a data serão informados posteriormente.
Estande de Livros
Durante toda a tarde, até às 19h, um estande funcionará no local com acervo da Livraria Lua Nova e Plebeu Gabinete de Leitura com venda de livros relacionados a música. Dentre os lançamentos está o livro Saúde para Músicos (2013. Ed. Keyboard. 152pgs), de Karine Holanda, nutricionista, Mestre emNutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública – USP e Especialista em Nutrição nas Doenças Crônico Não Transmissíveis pelo Hospital Israelita Albert Einstein – SP. O livro é uma obra escrita por uma equipe composta por profissionais da area da saúde de especialidades diversas – dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos e nutricionistas. O intuito é ajudar o músico a prevenir alterações comuns na classe, reconhecer rapidamente qualquer mudança desagradável ocorrida em seu corpo em decorrência de seu trabalho e saber qual profissional procurar quando da necessidade.
Sobre Os Concertos Solidários
“Para quem assiste, é um concerto. Para quem estuda, é também uma aula”, explica Renata Sampaio, coordenadora do Projeto. O nome é uma homenagem ao compositor cearense Alberto Nepomuceno (1864 – 1920), autor de mais de 200 obras, lembrando os 150 anos de seu nascimento. Toda a programação é gratuita.
O projeto Concertos Solidários – Festival Alberto Nepomuceno (FAN) é um incentivo à produção e difusão da música de câmara, para além das variações erudita e popular. Sua programação é voltada para formação artística e de público e dialoga com outras possibilidades de fazer e difundir a música. O projeto propõe uma mistura e um olhar bem peculiar nos modos de ouvir, aprender, ensinar e fazer música.
O “solidários” do título deve-se ao estímulo feito junto ao público dos concertos para doar material de limpeza, que são destinados pelo Festival a instituições beneficentes de cada cidade da programação. Este ano, vão receber as doações o Instituto Roda da Vida, em Fortaleza, a Igreja Cristo Rei do Monte, de Canindé, e uma entidade de Pacajus.
Serviço:
Concertos Solidários – Festival Alberto Nepomuceno (FAN)
Data: De Sexta (28) a Domingo (30)
Local: Igrejas e escolas de Fortaleza
Mais Informações: (85) 8685.1300 e 9798.0197.
Programação disponível no www.facebook.com/festivalalbertonepomucenofan.
Toda a programação é gratuita.
Fotos: Reprodução