A edição deste ano do Guia EXAME Sustentabilidade elegeu a empresa Fibria como a mais sustentável de 2014. A companhia é 100% brasileira, lidera o mercado mundial de celulose de eucalipto e fez do diálogo com as comunidades vizinhas um dos pilares da sua governança ambiental.
A empresa, criada em 2009 a partir da compra da Aracruz Celulose S.A. pela Votorantim Celulose e Papel S.A. (VCP), também foi listada entre as mais sustentáveis do setor de Celulose e Papel.
No seu começo a companhia se deparou com conflitos constantes por causa de terra com populações indígenas e grupos do MST no norte do Espírito Santo e no sul da Bahia. Porém, no ano seguinte à compra, a nova liderança recorreu ao diálogo como uma plataforma mais conciliatória. E daí surgiram acordos como a criação de um assentamento sustentável, onde vivem 1844 famílias, que obtém sua renda a partir da plantio de alimentos locais.
“Nossa trajetória é pautada pela sustentabilidade, que começa com o plantio do eucalipto, passa pelo manejo da floresta e evolui para o relacionamento com as comunidades vizinhas, o apoio a projetos sociais e ambientais que aliam preservação e geração de trabalho e renda, e o diálogo transparente e contínuo”, disse o presidente da empresa, Marcelo Castelli. Segundo ele, a premiação é um reconhecimento ao trabalho de equipe que alia conservação ambiental, inclusão social, melhoria da qualidade de vida e geração de valor compartilhado.
A Fibria mantém ainda um programa de estímulo à formação de cooperativas e dá apoio financeiro para comprar equipamentos que são necessários para a atividade. É uma consultoria com patrocínio sem vínculo eterno, pois a empresa espera que, até 2025, sete de cada dez projetos que apoia sejam capazes de se sustentar sem ajuda. Foram investidos pela empresa 70 milhões de reais neste plano só nos últimos três anos.
“A Fibria é uma empresa jovem, de apenas cinco anos. E já é a quinta vez que somos reconhecidos pelo Guia. Nossa trajetória é a prova concreta de que é possível ter performance total nos três pilares da sustentabilidade, no social, ambiental e econômico”, afirmou Castelli.
“O mundo mudou, mas é muito difícil mudar uma companhia. A Fibria acompanhou essa mudança. Olhando para frente, queremos reafirmar nosso compromisso com o crescimento baseado na sustentabilidade”, completou.
Ainda segundo o presidente da empresa, a Fibria pratica a “ética dos stakeholders”, que busca um olhar diferente, mais integrado entre as várias partes e capaz de promover o valor compartilhado associado à conservação ambiental e inclusão social.
“Plantamos ideias, cultivamos relacionamento e colhemos resultados. Com isso em mente, voltamos para a Fibria amanhã para começar um novo dia”, concluiu, sob uma salva de palmas.
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