A Secretaria da Agricultura e Pecuária de Sobral vem desenvolvendo projetos de apoio aos Arranjos Produtivos Locais, como a Bovinocultura de Leite. Os pequenos produtores participam de ações de capacitação para o manejo alimentar dos rebanhos e boas práticas de ordenha. Outra atividade importante é a participação em ações como o programa de reserva estratégica alimentar para períodos de estiagem. No programa, é feito o armazenamento de forragem por meio de silagem de milho, sorgo e capim elefante.
Essas são ações da Prefeitura de Sobral e vêm causando impacto positivo na produção de leite de qualidade, resultando em uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) para a implantação de sete tanques de resfriamento. Foi firmada ainda uma parceria com o Laticínio KM Cacau Indústria e Comércio, que absorve toda produção de 135 pequenos e médios produtores, beneficiando e repassando o leite para os municípios por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite) do Programa Fome Zero do Governo Federal.
São beneficiados 2.800 litros de leite por dia e 84 mil litros/mês, garantindo aos beneficiários R$ 88.200,00 por mês, com incremento de renda mensal de R$650,00, por produtor.
Fotos: Reprodução