Derretimento de gelo na Groenlândia está mais rápido

EcoFriendly|Sustentabilidade

E o problema do aquecimento global continua piorando. Segundo novo relatório, a camada de gelo da Groenlândia, que é a maior do hemisfério norte, poderá derreter antes do previsto e indo na contramão do que os cientistas pensavam.

Esse derretimento de gelo na Groenlândia seria capaz de aumentar os níveis dos mares de maneira muito mais rápida.

A área da Groenlândia estudada mostra que entre 2003 e 2009, de acordo com registro de satélites, foram perdidas 243 bilhões de toneladas (equivalente a 277 quilômetros cúbicos) anualmente. Os pesquisadores afirmam que isso significa que está acontecendo um aumento anual de 0,68 milímetros no nível dos oceanos.

groenlandiaderretendo_nopatio2

“Esse estudo foi capaz de identificar um rápido encolhimento do gelo, o que pode sugerir que nós subestimamos a velocidade do derretimento na Groenlândia”, disseram os cientistas sobre a pesquisa que foi publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences.

Cerca de 80% da superfície da Groenlândia é composta por geleiras e, de acordo com cientistas, se todo o gelo da área derretesse, a água seria suficiente para elevar os níveis dos oceanos em até seis metros de altura. Se o derretimento continuar no ritmo que está, até 2100 só essa região será responsável por um aumento de 22 centímetros no nível do mar.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter