Projeto Fortaleza 21 entrevista O Poeta de Meia-Tigela

Agenda Cultural|Conheça Melhor|Cultura

O projeto Fortaleza 21 : A literatura fortalezense no século XXI”, contemplado na linguagem literatura pelo Programa de Residências e Intercâmbios da Secretaria de Cultura de Fortaleza, segue em janeiro entrevistando o Poeta de Meia-Tigela. O encontro acontece nesta quinta-feira (8), às 18h30min, na Gibiteca, e será mediado por Madjer Pontes e Talles Azigon, pesquisadores do projeto, e a curadoria fica por conta de Nathan Matos, organizador do projeto Fortaleza 21.

Nome conhecido das letras cearenses, o Poeta de Meia-Tigela chama atenção por utilizar métodos diversos, rompendo o lugar-comum. Numerologia, simbologia, formas geométricas, elementos do cotidiano perpassam sua poética, fazendo de si um mitopoeta.

A entrevista visa demonstrar que alguns escritores e poetas da cidade possuem uma produção densa e de grande contribuição literária, reinventando modelos já existentes ou não. Além de questionamentos feitos em torno da obra do Poeta de Meia-Tigela, a entrevista discutirá a publicação de revistas no Ceará, uma vez que o autor já realizou a produção de jornais e revistas por conta própria, unindo a produção de diversos escritores estreantes ou já conhecidos.

O projeto Fortaleza 21 está acontecendo desde 2014 e pesquisa obras literárias publicadas por autores de Fortaleza e que estão no Acervo da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira. Esta edição será transmitida ao vivo através do canal no YouTube do projeto e depois disponibilizada online.

projeto-fortaleza-21-nopatio2
Sobre o Poeta de Meia-Tigela

Nasceu Alves de Aquino a 28 de agosto de 1974, em Fortaleza, Ceará. Publicou em 2008 o “Memorial Bárbara de Alencar & outros poemas”. Dois anos depois ressurgiu com seu livro que reescreve ininterruptamente, chamado de “Concerto N. 1Nico em Mim Maior para Palavra e Orquestra — Realidade de Combinações Puramente Imaginárias”. É integrante do grupo Poetas de Quinta. Atualmente é editor da revista Mutirão, que proporciona a publicação de novos autores do Ceará.

 

Sobre o Edital de Residências e Intercâmbios

Lançado em setembro de 2013, o Programa da Coordenadoria de Criação e Fomento da Secultfor, foi voltado a artistas, pesquisadores e produtores (indivíduos ou coletivos) de Fortaleza com projetos nas seguintes linguagens: artes visuais, circo, dança, literatura, teatro, música, moda, audiovisual, gastronomia, fotografia e humor. O Edital premiou 22 projetos, dentre 74 inscritos, com R$ 15 mil cada.

As propostas de residências são para um período de três meses, através de ações como intercâmbios artísticos, ocupações, acolhimentos etc., devendo as mesmas acontecerem nos equipamentos culturais da Prefeitura de Fortaleza (Passeio Público, Vila das Artes, Mercado dos Pinhões, Teatro Antonieta Noronha, Estoril e Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira) ou, ainda, em outros espaços tecnicamente viáveis e indicados pelos proponentes.

 

Serviço:

Fortaleza 21 – A literatura fortalezense do século XXI” – Entrevista com o Poeta de Meia-Tigela
Quando:
 Quinta-feira (8/1), às 18h30min

Onde: Gibiteca da Biblioteca Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Mais Informações: http://www.fortaleza21.com.br

 

Inscreva-se na nossa newsletter