O Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia Legislativa (Malce) abre, nesta terça-feira (16), as exposições “Ano 180 – A História da Assembleia Legislativa do Ceará” e “Restauração das Obras Raras da Biblioteca César Cals”. O evento será realizado em cerimônia no hall do anexo I da Casa.
A exposição “Ano 180 – A História da Assembleia Legislativa do Ceará” exibe, por meio de fotografias, parte da história política do Estado. A partir da fundação do Poder Legislativo cearense, em 1834, a exposição revela as profundas transformações sociais, políticas e econômicas do Estado ao longo desses anos, e como a Assembleia Legislativa contribuiu para uma maior participação da sociedade nessas mudanças ocorridas no Estado. Apresenta ainda a participação do Legislativo cearense em episódios épicos, como a libertação dos escravos, o voto feminino, a Proclamação da República e a redemocratização do País.
De acordo a curadora do Memorial, Lili Sarmiento, na segunda exposição são exibidas obras raras da Biblioteca César Cals, da Assembleia Legislativa, restauradas por meio de convênio com o Instituto do Ceará.
As exposições foram organizadas pelo Poder Legislativo, por meio do Malce, em parceria com o Instituto do Ceará e a Fundação Demócrito Rocha. A mostra pode ser visitada até 16 de fevereiro de 2015 e está aberta ao público de segunda a sexta-feira.
Serviço:
Exposição “Ano 180 – A História da Assembleia Legislativa do Ceará”
Local: Assembleia Legislativa do Ceará
Data: 16/12 a 16/02/2015
Acesso gratuito
Fotos: Reprodução