Todos sabem que é importante descartar corretamente o lixo, principalmente os que podem gerar resíduos tóxicos, como as pilhas que não servem mais. Por isso, a Companhia Energética do Ceará (Coelce), através dos eu projeto de incentivo à reciclagem denominado Ecoelce, está com 16 postos espalhados pelo Estado para o descarte correto desse tipo de material.
Em Fortaleza, os postos para descarte de material reciclável e pilhas velhas ficam localizados na Avenida Washington Soares, na Assembleia Legislativa, no supermercado Super do Povo, dos Bairros Dias Macedo e Barra do Ceará, no Estrela Supermercado, na Etufor e ainda, no Sebrae. No site do programa é possível descobrir ainda a localização dos postos da Ecoelce na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do Estado.
Os clientes cadastrados no programa podem levar seu material reciclável devidamente separado e troca-lo por bônus em sua conta de energia. Desde o seu início, em 2007, já são cerca de 428 mil clientes cadastrados. Até o fim de 2014, foram contabilizados em torno de 17.357 toneladas de resíduos e concedido R$ 2.289.
Para se cadastrar é simples: basta ir a um posto de atendimento ou posto de coleta da Ecoelce munido da conta de energia. Após o cadastramento, o cliente – que pode ser pessoa física ou jurídica – receberá um cartão. A cada entrega de material reciclável, o cartão é passado numa maquina registradora similar à de um cartão de crédito e os bônus são acumulados e descontados na conta de energia. Ao todo, somando-se os postos que recebem pilhas velhas e os que recebem os demais materiais, existem atualmente 101 pontos de coleta distribuídos em 29 municípios, atendendo cerca de 100 comunidades.
Fotos: Reprodução