O papel da mulher no mundo literário, possibilidades na internet e suportes alternativos para literatura serão alguns dos temas abordados pela próxima etapa do projeto “Fortaleza 21: A literatura fortalezense no século XXI“, que irá entrevistar as escritoras cearenses Mariana Marques e Fernanda Meireles. A conversa com Mariana será realizada a partir das 17h30min desta sexta-feira, 16, e com Fernanda Meireles será realizada a partir das 18h30min na próxima quarta-feira, 21, ambas na Gibiteca da Biblioteca Dolor Barreira.
Contemplado na linguagem Literatura pelo Edital de Residências e Intercâmbios da Secretaria de Cultura de Fortaleza, o projeto “Fortaleza 21” tem como objetivo pensar e fortalecer um sistema literário fortalezense a partir da pesquisa, crítica, e difusão.
Na conversa com Mariana Marques, alguns dos temas abordados serão as dificuldades de novos autores em Fortaleza, as possibilidades de publicação na internet, questões acerca da prosa poética, e o que é necessário para ganhar prêmios literários. Além disso, saber como uma mulher é vista perante a sociedade com uma escritora. Ainda existem preconceitos?
Já com Fernanda Meireles, o papo será sobre a literatura que é produzida em suportes “alternativos”. Como a sociedade entende a valorização da literatura produzida por zines, espécie de produção independente. Além de conversar sobre a participação de autores independentes em antologias.
Ambas entrevistas serão mediadas pelos realizadores e pesquisadores do projeto, Talles Azigon e Nathan Matos e Madjer Pontes.
Sobre o projeto Fortaleza 21
Contemplado na linguagem Literatura pelo Programa de Residências e Intercâmbios, ” Fortaleza 21 : A literatura fortalezense no século XXI” é realizado pelos pesquisadores Nathan Matos, Talles Azigon e Madjer Pontes.
O projeto teve início em outubro e seguirá até janeiro de 2015, na Biblioteca Municipal Dolor Barreira, onde tem sido realizada uma pesquisa minuciosa da produção literária criada por escritores fortalezenses no século XXI. O objetivo é pensar e fortalecer um sistema literário fortalezense a partir da pesquisa, crítica, e difusão.
Ao longo do processo, foi realizado o levantamento dos livros produzidos nos últimos 14 anos (2000 – 2014) em diversos gêneros como: romances, crônicas, contos, poesias, a partir das obras do acervo da Biblioteca Municipal Dolor Barreira. É a partir desse levantamento que tem sido elaborada uma seleção, dentre o conjunto dos escritores pesquisados, para a composição de um quadro de escritores, no intuito de realizar entrevistas no próprio espaço da Biblioteca. O desenvolvimento do projeto pode ser conferido no site http://www.fortaleza21.com.br
Sobre a autora Mariana Marques
Mariana Marques é publicitária e escritora. Publicou transatlântico (2008), vencedor o Prêmio Otacílio de Azevedo. Também têm participação em duas outras coletâneas: Semana (Hedra, 2007) e Metropolis (La Barca, 2012). Mora em Fortaleza.
Sobre a autora Fernanda Meireles
Fernanda Meireles escreve e publica em zines, postais, garrafas, camisas, jornais, cartas e fotografias e cruza espaços com a Loja sem Paredes. Estudou Letras, Arte-Educação e Comunicação Social. Trabalha, aprende e vive da mistura de formas e conteúdos. Faz da cidade de Fortaleza um dos principais temas de sua arte. Foi responsável por organização de coletâneas e publicou em 3 delas: Massanova (poesias, 2007), Metrópolis (contos, 2010) e Contos de Travessia (2014).
Sobre o Edital de Residências e Intercâmbios
Lançado em setembro de 2013, o Programa da Coordenadoria de Criação e Fomento da Secultfor, foi voltado a artistas, pesquisadores e produtores (indivíduos ou coletivos) de Fortaleza com projetos nas seguintes linguagens: artes visuais, circo, dança, literatura, teatro, música, moda, audiovisual, gastronomia, fotografia e humor. O Edital premiou 22 projetos, dentre 74 inscritos, com R$ 15 mil cada.
As propostas de residências são para um período de três meses, através de ações como intercâmbios artísticos, ocupações, acolhimentos etc., devendo as mesmas acontecerem nos equipamentos culturais da Prefeitura de Fortaleza (Passeio Público, Vila das Artes, Mercado dos Pinhões, Teatro Antonieta Noronha, Estoril e Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira) ou, ainda, em outros espaços tecnicamente viáveis e indicados pelos proponentes.
Serviço:
Programa de Residências e Intercâmbios – Projeto “Fortaleza 21 – A literatura fortalezense do século XXI”
Entrevista com a escritora Mariana Marques
Data: Sexta-feira (16), a partir das 17h30
Local: Gibiteca da Biblioteca Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Mais Informações: http://www.fortaleza21.com.br
Entrevista com a escritora Fernanda Meireles
Data: Quarta-feira (21), a partir das 18h30
Local: Gibiteca da Biblioteca Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Mais Informações: http://www.fortaleza21.com.br
Fotos: Reprodução