O mercado de jogos digitais vem crescendo gradualmente no Brasil. De acordo com o SEBRAE, o setor movimentou R$ 5,3 bilhões em 2012, com aumento de 32% em relação a 2011. A perspectiva para 2016 é quadriplicar este faturamento, mas ainda faltam pessoas qualificadas para ocupar essas vagas. No Ceará, apenas duas universidades possuem o curso tecnológico de jogos digitais: a Maurício de Nassau e o Centro Universitário Estácio FIC.Entre os dias 23 e 25 de janeiro, será exatamente a Estácio que sediará a Global Game Jam 2015 (GGJ 2015), um evento mundial, de caráter colaborativo e participativo, que reúne em sua 15ª edição diversos desenvolvedores de games de todo o planeta para, ao mesmo tempo, produzirem jogos no período de 48h, de acordo com o tema indicado pela organização do evento.
Quem quiser ser um dos participantes, basta inscrever-se gratuitamente no site do evento clicando aqui. Ao todo, serão 20 laboratórios de criação, dentre eles, laboratório de informática, de práticas nudológicas, laboratório de desenvolvimento de jogos, usabilidade e laboratório de play test. O Centro Universitário irá dar todo o suporte aos participantes, além de disponibilizar refeitório, cantina e local para repouso para todos os que desejarem ficar as 48h do Global Game Jam 2015 integralmente no local.
Estarão à disposição dos participantes no local, ainda, professores da Estáciol, dentre eles o coordenador do curso de jogos digitais, Aminadabe Barbosa. Segundo ele, “o GGJ é importante para os interessados na área de jogos digitais, já que eles poderão incluir a experiência no portfólio, além de servir de ensinamento para quem quer trabalhar no desenvolvimento games. Os jogos ficam disponíveis on-line, no site do evento, e pessoas do mundo inteiro podem avaliá-los”, afirma.
Games no Brasil
Para se ter uma ideia, segundo pesquisa do IBOPE, 23% dos brasileiros, ou 45,2 milhões de pessoas, são jogadores assíduos ou eventuais de videogame. O Brasil já representa o quarto maior mercado mundial, que deve crescer a uma taxa de 7% ao ano até 2016. O profissional que está investindo na área de jogos digitais tem a possibilidade de trabalhar com a criação e o desenvolvimento de jogos eletrônicos para diferentes mídias, como computador, videogame, celular ou internet, além de desenvolver games de entretenimento, educativos, jogos interativos publicitários e empresariais.
Serviço
Global Game Jam 2015
23 e 25 de janeiro
Inscrições gratuitas
Centro Universitário Estácio do Ceará
Unidade Moreira Campos
Rua Vicente Linhares, 308 – Aldeota – Fortaleza
Fotos: Reprodução