Camilo suspende verba para o Carnaval devido a Seca

Acontece|Atualidades|Ceará|Política

Não faz nem um mês que Camilo Santana assumiu o posto de governador do Estado do Ceará e ele já tomou medidas radicais aplaudidas – e criticadas – pela população cearense. De acordo com nota divulgada, o governador decidiu suspender o repasse de verbas para o Carnaval de diversos municípios do Ceará devido a seca que assola o Estado.

Segundo a nota, a suspensão atinge diretamente recursos que tinham como finalidade patrocinar e apoiar o evento festivo nos municípios. A suspensão do repasse de verba para o Carnaval se estende a todas as entidades e órgãos estaduais, entretanto, deixa de fora o Sistema de Incentivo Estadual da Cultura (Siec), lei que apoia, através de edital, ações como o Festival de Teatro de Guaramiranga.

verbas_para_o_Carnaval

Segundo o que foi divulgado, Camilo afirma que a motivação para o corte de gastos e a economia  seria para “canalizar esforços e recursos públicos para setores que precisam de atendimento emergencial”, porém a mesma não fala nada sobre o valor exato que seria economizado com a suspensão.

O corte da verba para o Carnaval chega em um momento em que vários municípios precisam equilibrar as contas. Desde o início do ano, o Governo do Estado já vinha discutindo o fato de o festejo popular não ser considerado prioritário, visto que é preciso que os municípios, de acordo com a lei de responsabilidade fiscal, consigam pagar o novo piso salarial do professores e o novo salário mínimo neste ano de 2015. Cidades como Sobral já anunciaram o cancelamento dos festejos carnavalescos este ano.

Além disto, das 184 cidades cearenses, 176 já declararam situação de emergência ocasionada pela seca que atinge do Ceará. E segundo a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chances de ocorrer seca em 2015 no Estado é de 64%.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter