Cuidar da paz entre as pessoas é dever de cada cidadão do mundo. Assim já falava Mahatma Ghandi. Na ideia de promover a paz entre os jovens, a Rede Cuca apresenta desde a última terça-feira (27), a Semana da Paz e Não Violência. A programação de atividades do evento é uma alusão ao Dia da Não Violência, celebrado sempre em 30 de janeiro em homenagem a Mahatma Gandhi.
O líder espiritual e fundador do moderno Estado indiano, conhecido por seus ideais pacíficos, foi assassinado em 30 de janeiro de 1948. A iniciativa de realizar a Semana da Paz e Não Violência é uma ideia da Diretoria de Promoção dos Direitos Humanos. A programação do evento contará com debates, intervenções e manifestos abertos ao público, nas três unidades do Cuca em Fortaleza.
“A iniciativa visa sensibilizar os jovens que frequentam a Rede Cuca. Sabemos que os três equipamentos (Cucas da Barra, Jangurussu e Mondubim) estão localizados em áreas que possuem vários conflitos territoriais e procuramos dar uma resposta a essa realidade incentivando o diálogo, a solidariedade, o respeito e a educação para a paz”, esclarece a diretora de de Promoção de Direitos Humanos, Luisa Cela.
Durante todo o evento, serão debatidas temáticas relacionadas à violência e à saúde; conflitos territoriais e mediação de conflitos; e ainda, um manifesto pela paz no futebol. A Semana da Paz e Não Violência também terá a intervenção urbana Flores da Paz, trabalho idealizado pelo artista urbano, Narcélio Grud, conhecido por suas obras de rua espalhadas pelos muros de Fortaleza.
Serviço
Rede Cuca realiza Semana da Paz e Não Violência
Cuca Barra – Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará
Cuca Jangurussu – Av. Castelo de Castro com Av. Contorno Leste – Jangurussu
Cuca Mondubim – Rua Santa Marlúcia, s/nº – Mondubim
Acesso gratuito
Programação
Dia 28
Conflitos Territoriais e Mediação de Conflitos
18h, Cineclube
Cuca Barra
Dia 29
Manifesto pela Paz no Futebol
18h, Cineclube
Cuca Mondubim
Dia 29
Intervenção Flores da Paz
19h, Cuca Jangurussu
Dia 30
Intervenção Flores da Paz
19h, Cuca Barra
Dia 31
Intervenção Flores da Paz
17h, Praça do CRAS
Mondubim
Fotos: Reprodução