Cuidado para não pegar vírus pelo carregador do celular

Entretenimento|Tecnologia

Hoje em dia é cada vez mais raro ver pessoas com aqueles celulares comuns de antigamente. É cada vez maior o número de usuários de smartphones, que são esses aparelhos que acessam à internet por sistema que pode ser 3G ou 4G e que as pessoas usam como diário, mapa, rede social, câmera fotográfica, e até para ligar de vez em quando. 

Como é crescente a dependência de muitos usuários desses aparelhos, ficar sem bateria é algo impensável, e é aí que mora o perigo. Apesar de não ser algo comum ainda, é perfeitamente possível contrair um malware, ou seja, um vírus, que pode roubar seus dados, na hora de carregar a bateria.

vírus pelo carregador do celular

Como  pegar um vírus pelo carregador do celular pode acontecer? De duas formas. Uma é se você colocar seu telefone para carregar através do cabo USB em um computador infectado. NJessa caso, o malware infecta seu smartphone pelo USB, e a partir de então seus dados ficam vulneráveis. Outra forma de  contrair um vírus pelo carregador do celular  é utilizando carregadores públicos ou de origem desconhecida, pois eles podem conter algum tipo de vírus que vai ser instalado em seu smartphone e também, roubar seus dados.

O que acontece é que muitas pessoas utilizam o smartphone para inúmeras coisas, incluindo transações financeiras. E isso tem despertado cada vez mais a atenção dos hackers, que sempre aprecem dar um jeito de infectar dispositivos e roubar dados essenciais que deveriam ser sempre sigilosos, como número e senha de contas bancárias.

vírus pelo carregador do celular 3

Mas calma que não é para desistir de carregar o celular ou ficar sempre preocupado quando a bateria estiver acabando. Seguindo algumas dicas bem simples é possível evitar a dor de cabeça. Confira:

1- Nunca carregue o seu aparelho em computadores desconhecidos
Evite conectar seu cabo USB em computadores públicos, em LAN Houses ou em locais que você não sabe a procedência. Sabe aquele desconhecido que ofereceu a porta USB do notebook para você carregar seu celular? Desconfie.

2 – Não compre carregadores “pirata” ou de origem duvidosa
Na hora do desespero, comprar aquele carregador do camelô, baratinho, parece ser uma boa solução, mas nem sempre é. Algum hacker pode ter deixado nele um malware que vai se instalar sozinho no seu smartphone e provavelmente, você nem vai perceber…

3 – Evite emprestar ou tomar emprestado o carregador
Aqui a regra é simples: não empreste seu carregador a desconhecidos e nem use emprestado de quem você não conhece. Afinal, para que arriscar? Melhor ficar sem bateria do que ter seus dados roubados, não é mesmo?

4 – Instale um bom ativírus e mantenha sempre atualizado
Gente, se o smartphone cumpre diversas funções realizadas em um computador, por que ele não deve ser tratado como um e ter um antivírus atualizado? Aposto que você não esquece de atualizar o antivirus de seu computador. pois passe a fazer o mesmo com o de seu celular.

5 – Carregue o celular desligado
Acabou a bateria e você não tem carregador e vai ter que pedir emprestado ou usar algum que você não confia? Simples, desligue seu celular. Além de carregar bem mais rapidamente, o aparelho desligado impede que qualquer tipo de malware seja instalado, e assim você não corre o risco de pegar um  vírus pelo carregador do celular .

E o principal de tu, não ache que isso nunca vai acontecer com você. Afinal, a gente sempre acha que coisa ruim só acontece com os outros, e nunca com a gente. Mas não custa nada tomar as devidas precauções para evitar problemas maiores posteriormente, não é mesmo?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter