Após assumir o Governo do Ceará, Camilo Santana anunciou que uma das prioridades de seu governo seria a regulamentação e demarcação do Parque do Cocó. O parque tem sido alvo de muitas críticas e protestos, principalmente quando, em 2013, o prefeito Roberto Cláudio decidiu derrubar algumas das árvores da região para a construção de viadutos.
Segundo anunciado, a ideia é ampliar a área de demarcação do Parque Cocó, incorporando áreas ao longo do rio Cocó que já estão sendo urbanizadas. essa informação foi divulgada pelo presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Artur Bruno (PT). De acordo com ele, o projeto inicial de demarcação considerava áreas próximas da BR-116 que seguem até o rio. Entretanto, Camilo solicitou à sua equipe que realizassem um plano bem mais amplo, englobando nele também a área que vai do Anel Viário até a BR-116. Ela corresponde a 200 hectares, que somando-se aos 1.312,30 hectares da delimitação proposta em estudo de 2008, elevaria o tamanho do parque para 1.512,30 hectares.
Nos próximos dias, a proposta será debatida em conjunto pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e outros órgãos da administração como Secretaria das Cidades, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e Procuradoria-Geral do Estado. A Prefeitura de Fortaleza também deverá participar das discussões sobre os rumos do parque do Cocó. Caso a proposta de Camilo Santana seja aceita e se concretize, a nova demarcação do Parque do Cocó deixará o parque com 1.512,30 hectares.
Fotos: Reprodução/Jornal O Povo