Nem mesmo atividade física em excesso faz bem!

Comportamento|Saúde

Muitos dos problemas decorrentes da vida moderna são associados ao sedentarismo. Então, correr, caminhar, nadar ou praticar qualquer outra atividade física que você goste é extremamente benéfico à saúde. Mas, claro, assim como tudo na vida deve ser feito de forma moderada! Você sabe que prejuízos o tempo extra de atividade física pode causar? O No Pátio esclarece o que pode acontecer com o seu corpo após uma prática exagerada de exercícios físicos. Fique de olho!

Inchaço, dores insistentes, tontura, insônia, dificuldade para respirar, dores intestinais e vermelhidões nas articulações são sinais que aparecem ao longo do tempo para alertar sobre a necessidade que o corpo tem de diminuir o ritmo de atividade física.

Cabeça:
Em casos extremos, até mesmo um acidente vascular pode ocorrer. A cabeça é o local onde existem  grande parte dos hormônios do estresse, que podem também decorrer do exagero nos exercícios físicos.

Coração:
Muito cuidado com o seu coração! Com uma frequência cardíaca altíssima – nos momentos de alta carga de atividades ou de peso durante a musculação, por exemplo – o músculo cardíaco pode até degenerar, o que leva a um processo de infarto. Uma boa medida é monitorar os batimentos cardíacos durante as atividades!

Câncer:
Exercícios exagerados consomem toda a energia do corpo e isso pode interferir na falta de força para combater a doença.

Diabetes:
Devido ao diabetes, os riscos de desenvolver transtornos cardíacos são bem mais altos e a probabilidade aumenta com a prática exagerada de exercícios. Para os diabéticos, monitorar os batimentos cardíacos e ter uma ficha de treino – que não ultrapasse os limites do corpo – são leis!

Ossos:
Uma rotina de atividade física intensa impede que os hormônios responsáveis pela produção óssea entrem em equilíbrio, o que deixa os ossos frágeis e propensos a fraturas. Nas mulheres e dependendo da idade o fato pode ser ainda mais grave.

A pratica diária de exercícios ajuda e evitar inúmeras doenças e a controlar as taxas de gordura no sangue. Mas toda atividade física deve ser feita sob orientação de um profissional especializado para isso e aliada a uma dieta balanceada. Sabe aquele ditado popular que diz “Tudo demais é veneno”? Pois é, atividade física demais também pode ser um veneno a sua saúde!

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter