Você já parou para reparar no quanto seu cachorro ficou parecido com você ao longo dos anos? Ele, coincidentemente, se tornou mais calmo, tranquilo, agitado, nervoso ou ansioso igual a você?
Sim, isso pode não ser uma simples coincidência.
De acordo com um estudo feito na Universidade Kwansei Gakuin, no Japão, as semelhanças entre cachorros e donos existe sim e pode ser surpreendente.
Essas semelhanças aparecem principalmente na personalidade, mas será que elas também podem ser físicas?
Para chegar às conclusões, foi preciso que o pesquisador e psicólogo japonês Sadahiko Nakajima fizesse uma série de experimentos mais gerais.
Para dar base à pesquisa, Nakajima primeiramente tirou fotos de diversos cães e de seus tutores. Depois, ele mostrou essas fotos em pares de cachorros e humanos e pediu para que voluntários definissem se aquelas pessoas ao lado dos cães eram seus donos ou não.
Um primeiro resultado revelou que a grande maioria dos voluntários participantes foi capaz de identificar os pares verdadeiros e os falsos. Com isso, o pesquisador decidiu ir além para descobrir especificamente a razão de isto ter acontecido.
Já em um segundo experimento, ele contou com a ajuda de 502 voluntários para analisar dois conjuntos de folhas de testes contendo 20 pares de tutores e pets com seus rostos lado a lado. Porém, nessa fase tinham fotos de pares verdadeiros e “pares falsos” de tutores e cachorros.
No terceiro teste, o cientista resolveu mostrar pares de fotos alteradas aos participantes, “escondendo” certas partes dos rotos das pessoas e dos cachorros.
Uma das situações era o rosto inteiro aparente, em outra a boca ou os olhos eram cobertos. Os participantes tinham que escolher os pares de cães e tutores que eram parecidos fisicamente.
Uma comparação dos resultados de todos os testes mostrou que, no teste em que os voluntários viam o rosto inteiro, 80% escolheram os pares corretos. Já no teste em que uma parte do rosto estava coberta, 73% dos participantes que tiveram acesso somente aos olhos, acertaram os pares.
Isso mostrou que, na verdade, a semelhança entre cachorros e seus tutores não é realmente física, essa semelhança está no olhar deles.
Médicos veterinários afirmam que não é difícil reparar que muitos animais são parecidos com seus donos, porém essa semelhança está mais nas manias e gostos em comuns de tutores e seus animais. Muitas destas características são induzidas pelo tutor do animal e absorvidas naturalmente pelo cachorro.
Então já sabe, se você é nervoso e agitado, mas quer que seu cachorro se mantenha calmo, trate de mudar os seus hábitos e se tornar primeiro uma pessoa calma. Seu animal será um espelho seu!
Fotos: Reprodução/Sadahiko Nakajima