Aqueles que estão na fila de espera por um transplante de órgãos sabem o quão importante é conseguir um doador, mas também um bom hospital que seja referência em transplantes. Em quase 90 anos de funcionamento, a Santa Casa da Misericórdia de Sobral alcançou um feito histórico. No último dia 29 de janeiro, o hospital realizou seu 100º transplante de córneas, consagrando o hospital como um dos mais importantes do Nordeste.
O procedimento foi realizado pelo medico oftalmologista Dr Ribamar Fernandes. A paciente a receber o transplante foi Rita Facundo de Sousa, natural e residente no município de Frecheirinha. Ela sofre de glaucoma e acabou desenvolvendo catarata. Rita perdeu a visão devido a uma “ceratopatia bolhosa”. A paciente chegou a fazer um transplante nos dois olhos em Brasília, porém a córnea do olho esquerdo acabou por sofrer rejeição.
Então, ela teve a oportunidade de realizar um novo transplante de córneas, agora na cidade de Sobral, por meio da Santa Casa de Misericórdia da cidade. O Dr.Ribamar Fernandes foi o oftalmologista responsável pelo transplante, e informou que a paciente encontra-se bem, estável e em observação. A córnea doada veio de um jovem de 18 anos.
A expectativa é que o número de transplantes realizados pela Santa Casa de Misericórdia de Sobral continue crescendo, e que a procura seja ampliada, inclusive com a procura de moradores de outros estados elo Banco de Olhos do hospital. Em entrevista ao site Encontro com Saúde, o oftalmologista declarou: “A população de todo Ceará e não somente da cidade tem que saber o que estamos fazendo aqui na Santa Casa de Sobral. Não é fácil criar um serviço deste porte na Região Nordeste, mais ainda no sertão. Tudo isso é apenas o começo, pois com o funcionamento do Banco de Olhos aqui no hospital a tendência é aumentar as doações e por consequência a procura dos pacientes, até mesmo de outros estados, também crescerá e estaremos preparados para isso”
Evolução dos transplantes de córneas na Santa Casa de Sobral
2011 – 07 transplantes
2012 – 26 transplantes
2013 – 31 transplantes
2014- 32 transplantes
2015 – 04 transplantes em janeiro de 2015
Fotos: Reprodução