Quando falamos de qualquer tipo de câncer, o assunto tem que ser tratado com cuidado e seriedade. Afinal, é uma doença muito complicada, porém, em muitos casos, se descoberta antecipadamente pode ser amenizada ou até mesmo curada. Visando um tratamento melhor para esses pacientes, o Ministério da Saúde determinou a liberação de R$ 9.331.000,00 para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de cânceres de mama e colo de útero.
O Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero e de Mama e os departamentos de Atenção Especializada (DAE) e Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (Drac) irão coordenar a utilização destes recursos. O total de R$ 9.331.000,00 será para custeio dos exames citopatológico, cérvico, vaginal e microflora, além de ser destinado também para os estados que fazem o monitoramento externo desse mesmo teste.
Segundo os especialistas, entre os vários tipos da doença,o câncer de colo de útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura se diagnosticado precocemente. Os casos costumam ser mais elevados em mulheres com idade de 40 a 60 anos.
É extremamente importante a prevenção o quanto antes! São importantes cuidados como o uso de preservativos durante a relação sexual, para evitar o contágio por HPV (vírus do papiloma humano), pois esse vírus é um dos agravantes no desenvolvimento do câncer de colo de útero e das lesões que o precedem. Por isso mulheres, previnam-se! Cuidem da saúde!
Foto: Reprodução