Gestão pública colaborativa por aplicativo é implantado

Acontece|Atualidades|Política

Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, é a primeira cidade do Ceará a adotar uma rede social específica para gestão pública colaborativa. Por meio do Colab.re, os 220 mil habitantes do município poderão interagir em tempo real com a administração pública tanto pela web quanto pelo aplicativo móvel nas versões Android e iOS. gestão pública colaborativa3A iniciativa integra um plano do poder público de promover a gestão pública colaborativa no ambiente digital, tornando o município ainda mais ágil frente às demandas da população. A gestão pública colaborativa por meio do aplicativo permitirá a população fiscalizar  áreas como saneamento básico, as calçadas e o trânsito, bem como propor soluções e avaliar instituições e serviços da cidade. Em contrapartida, uma equipe da Prefeitura estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re, para acompanhar em tempo real as demandas dos cidadãos e respondê-las de forma personalizada.

De acordo com Firmo Camurça, prefeito de Maracanaú, o aplicativo  para gestão pública colaborativa permitirá uma aproximação ainda maior entre o Administração Municipal e os cidadãos. “É um importante instrumento colaborativo, onde os maracanauenses poderão nos avisar, online e em tempo real, dos problemas na Cidade, e contribuir com a fiscalização contra crimes ambientais e construção irregulares, por exemplo. Também poderemos avaliar atendimento em unidades de saúde, escolas, Centros de Referência da Assistência Social, entre outros equipamentos públicos”, detalha. O prefeito destaca ainda que a atual Gestão Municipal tem como prioridade utilizar a tecnologia em prol de um melhor atendimento à sociedade. “Por isso sempre buscamos esse pioneirismo, apostando na interatividade e no feedback propiciado pelas Redes Sociais na Internet”, acrescenta.

gestão pública colaborativaA Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o Colab.re como um dos melhores aplicativos do mundo de governo e participação social. Desde 2014, 50 cidades brasileiras aderiram a ferramenta como canal de relacionamento, entre elas, Teresina (PI), Petrolina (PE), Curitiba (PR) e Niterói (RJ).

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter