Google Art Project dobra acervo de Arte Urbana com mais 5 mil arquivos

Arte|Cultura

Uma boa notícia para quem curte juntar arte e tecnologia. Estamos falando do Google Art Project, que acaba de dobrar seu acervo de obras de arte urbana, com o acréscimo de cinco mil novas imagens! Esta é a primeira expansão oficial da vertente arte urbana no projeto, que teve seu primeiro conjunto de peças adcionado em julho do ano passado.

Para quem ainda não conhece, o Google Art Project é um site idealizado e mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países. Utilizando tecnologia do Street View, o site oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo. Ao “transitar” pelas galerias, é possível também visualizar imagens em alta resolução de obras selecionadas de cada museu. Segundo dados ofiiciais do próprio Google, atualmente “85 organizações de arte de 34 países estão compartilhando suas obras”.

Com a atenção dada a arte urbana, o que inclui principalmente, obras de grafite, o Google  declarou que tem como objetivo  “preservar” o que muitas vezes é considerado uma forma temporária de arte, e disponibilizar o arquivo para pessoas no mundo todo. Para tal finalidade, o Google também está expandindo suas extensões de arquivo multimídia, com seu street art hub, demonstrando guias de áudio de localizações notáveis e GIFs de trabalho animado. Também há vídeos dos artistas pintando seus trabalhos, além de um aplicativo recém lançado para os smartphones Android Wear que exibem esses trabalhos. Ufa! Parace bastante arte mais pertinho do público geral, não é mesmo?

google art project nopatio3

Entre os novos arquivos e imagens s adicionados estão obras apresentadas no maior festival de Arte Urbana da Suécia, tanques d’água grafitados entre os telhados de nova York ou ainda as paredes abandonadas de Buenos Aires, que são fontes de inspiração para os artistas de rua no mundo todo!

A priori, a notícia parece muito bacana, mas apesar do esforço do Google para ampliar este projeto, alguns grafiteiros ainda suspeitam das motivações da empresa. Em entrevista para o jornal americano LA Times, o grafiteiro Willie Herrón III, que foi solicitado para contribuir ao projeto, negou a permissão do uso de suas obras, acrescentando que ele tinha “certa paranoia” em expôr seu trabalho ao público: “Eu tenho certas ressalvas em participar de qualquer iniciativa corporativa porque eles passam a impressão de se impulsionar de nosso talento artístico para seu próprio benefício. Não sou contra a iniciativa do Google, mas eu quero ver como ele irá funcionar – e se eu gostar do que eles estão fazendo, então eu contribuirei com meu trabalho no futuro.”

Uma coisa é certa, o projeto definitivamente está dando o que falar! E você? O que acha da ideia? Já deu uma espiadinha no Google Art Project? Conta pra gente a sua opinião!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter