Um dos mais importantes marcos históricos da história do Brasil acabou de completar 30 anos. Trata-se da redemocratização, processo que marca o fim definitivo do regime militar e a chegada ao poder de um presidente civil. E a Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza, realiza, na noite desta terça-feira (31), solenidade em homenagem aos 30 anos da redemocratização no Brasil. O evento atende a uma solicitação do deputado Elmano Freitas (PT). No texto de seu requerimento, o deputado Elmano avalia que, ao longo de três décadas de instabilidade institucional, o Brasil vive hoje avanços e desafios em sua jovem democracia. “Vamos propor esse evento para debatermos sobre as conquistas ocorridas ao longo desses anos, bem como sobre os caminhos que devem ainda ser percorridos nos anos vindouros”, destacou.
A redemocratização na história do Brasil foi o período em que houve o processo de abertura política e recuperação das instituições democráticas abolidas pela Ditadura Militar, instituída em 1964 e que impunha, desde aquele ano, um regime de exceção e de censura às instituições nacionais. Exatamente no dia 15 de março de 1985, foi empossado o primeiro civil como presidente da República, após longos 21 anos de ditadura militar (o período foi entre 1964-1985). O então vice-presidente da República, José Sarney, assumia o comando do Brasil.
Sarney assumiu a Presidência no lugar do então presidente eleito, por voto indireto de um colégio eleitoral, Tancredo Neves, que, um dia antes de sua posse – 14 de março de 1985 – adoeceu e ficou impossibilitado de assumir a Presidência. Tancredo morreu no dia 21 de abril de 1985, vítima de uma diverticulite.
A solenidade em homenagem aos 30 anos da redemocratização brasileira ocorrerá no auditório Murilo Aguiar. O evento está previsto para ter seu início às 19 horas.
Fotos: Reprodução