Na última segunda-feia (30), uma importante lista foi divulgada para o consumidor. O Procon Fortaleza divulgou o cadastro de reclamações fundamentadas de 2014, ou seja, a lista das empresas mais reclamadas em 2014. Empresas ligadas a produtos de informática, cartão de crédito, aparelho celular e eletrônicos lideram o ranking de reclamações dos consumidores. As informações são consolidados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça, e divulgados pelos órgãos de defesa do consumidor, como prevê o artigo 44 da Lei 8.087/90. De acordo com as informações do Sindec, ao todo foram registrados mais de 14.500 atendimentos em 2014 no Procon Fortaleza. Desse total, cerca de 4.700 foram de reclamações fundamentadas que originaram processos administrativos internos com direito a acompanhamento e orientação jurídica, e que resultaram em atendimento satisfatório com demanda atendida, como mostra o percentual de 71% (3.355) com resultado satisfatório conta 29% (1.372) em que não ocorreu conciliação entre as partes.
As áreas mais reclamadas pelos consumidores são:
– Produtos 2.282 (48,28%)
– Assuntos financeiros 1.268 (26,82%)
– Serviços essenciais 698 (14,77%)
– Serviços privados 394 (8,34%)
– Saúde 56 (1,18%)
– Habitação 29 (0,6%)
No ranking das empresas mais reclamadas em 2014, conforme maior número de reclamações, estão entre os 10 principais os seguintes fornecedores:
– Oi (461)
– Rabelo (167)
– CCE/Digibras/Lenovo (134)
– Ricardo Eletro/Lojas Insinuante/Eletro Shopping/City Lar (94)
– Claro/Embratel (93)
– Magazine Luiza (85)
– Whirlpool/Consul/Brastemp (84)
– Samsung (83)
– Bradesco (82)
– Ibyte (82)
Ainda sobre as empresas mais reclamadas em 2014, o Sindec elaborou uma lista com o percentual de reclamações não atendidas. Os bancos lideram o ranking das empresas com menor índice de resolutividade. As 10 primeiras empresas com o respectivo índice de não resolutividade em 2014 foram:
– Santander (42,17%)
– Itaú (42,52%)
– Caixa Econômica Federal (52,63%)
– Banco do Brasil (59,38%)
– Bradesco (64,29%)
– Coelce (65,85%)
– Cagece (71,88%)
– SKY (73,63%)
– Eletrônica Moriá (77,94%)
– Cardif/BGN/Cetelem (78,16%)
Como denunciar
Para reclamar ou fazer qualquer tipo de denúncia em relação a alguma empresa, basta procurar o posto de atendimento do Procon mais próximo de você. São eles:
– Central de Atendimento ao Consumidor – 151, no horário comercial
– Portal da Prefeitura de Fortaleza – www.fortaleza.ce.gov.br/procon
– Procon Centro (Sede) – Rua Major Facundo, 869
– Procon Núcleo Messejana (Vapt Vupt) – ao lado do Terminal de Messejana
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