Prefeitura comemora o Dia Mundial da Saúde

Acontece|Atualidades|Fortaleza|oportunidades

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prepara, durante o mês de abril, atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em sete de abril, nos postos de saúde, nas escolas municipais, ONGs e espaços públicos como praças. Este ano, o tema “A produção e o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade” será abordado em diferentes ações.

A abertura das ações alusivas ao Dia Mundial da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde do Ceará, ocorre nesta terça-feira (07/04), na Praça do Ferreira, no Centro, às 9 horas. A programação oferece palestras educativas, orientações sobre alimentação saudável, teste de avaliação física, realização de exames e atendimento nutricional além de sessão de vídeos, oficinas e distribuição de material informativo.

Em Fortaleza, cerca de 30% da população entre 18 a 24 anos está com excesso de peso, enquanto que aproximadamente 6% está com obesidade, conforme dados de 2013 da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde (MS). A pesquisa indicou ainda outros dados preocupantes como a elevação nos índices de consumo de sal, doces e refrigerantes diariamente ao longo da semana além da substituição do almoço ou jantar por lanches não saudáveis, provocando o aparecimento de doenças como pressão alta, diabetes e cardiovasculares.

Dia Mundial da Saúde2Segurança Alimentar
No Dia Mundial da Saúde, a segurança alimentar também está em pauta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que cerca de duas milhões de pessoas morrem anualmente decorrentes de alimentos não seguros – aqueles alimentos com bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias químicas que são responsáveis por mais de 200 doenças que vão desde diarreia ao câncer.

Para a assessora Técnica da SMS, Sandra Ramalho, a segurança alimentar é uma responsabilidade partilhada por toda a cadeia de produção de alimentos (dos agricultores e fabricantes a fornecedores e consumidores). O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do MS elencou 10 pontos que a população deve observar antes de consumir o alimento como: verificar se o local possui autorização para funcionar dos órgãos de saúde; boas condições de higiene, organização e limpeza; prazo de validade do produto; as frutas e hortaliças da época e produzidas na sua região geralmente são mais frescas e baratas; rejeite alimentos que apresentem embalagens sujas, rasgadas, estufadas, amassadas ou enferrujadas; nos supermercados compre primeiro os produtos não-perecíveis e não misture os alimentos com produtos de limpeza; nos balcões quentes, os alimentos devem ser mantidos em água com temperatura (banho-maria) entre 80ºC e 90ºC; já nos balcões frios, os alimentos devem estar em água refrigerada em uma temperatura de 10ºC, sendo guardados no máximo 4 horas depois de serem preparados; as estufas que oferecem salgados devem estar a 65ºC; produtos de origem animal, como carnes e leite, devem possuir o Selo de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE ou SIPE) ou Municipal (SIM).

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter