O mês de setembro já começa com muita novidade boa! Se você gosta de arte, novas tecnologias e quer saber tudo sobre os novos trabalhos na área, o No Pátio mostra como ficar por dentro do que acontece na capital cearense. Conheça este intrigante projeto que alia imagens, video e um software desenvolvido especialmente para mixar e renderizar tudo isso.
Pedro e André Parente contaram com o apoio de Cristiana, Júlio e Lucas Parente, além da artista Kátia Maciel e do local que receberá a exposição, o Mac (Museu de Arte Contemporânea, no Dragão do Mar). Os patrocínios foram do “Premio Editais das Artes de 2010, da Secretaria de Cultura do Município de Fortaleza – Ricardo Rosas” e “VII Edital Prêmio de Incentivo às Artes, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará”.
Muitos dos trabalhos realizados pelos autores são frutos de parcerias com outros artistas da família! Já deu para perceber que o talento vem de berço! E sabe o que é mais legal? Todas as obras desenvolvidas por Pedro e André Parente foram criadas por meio da utilização da ferramenta Corisco, software desenvolvido por Pedro com a colaboração de Cristiana Parente.
Obras:
“Fila 111 – Um depois do Ouro”. (2011 – Autores: Pedro Parente e Cristiana Parente)
Obra que ganhou o prêmio Editais das Artes de 2010, da Secretaria de Cultura do Município de Fortaleza – Ricardo Rosas. A criação possui três instalações que se relacionam e mostram diferentes aspectos existentes de relatividade do ser. A obra leva ao questionamento sobre o espaço, ordenação necessária e conceito de fila.
“Espelhos” (2011 – Autores: Pedro Parente e Cristiana Parente)
Trabalho que ganhou o prêmio VII Edital Prêmio de Incentivo às Artes, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, refere-se ao ato de enxergar-se não apenas pela ocorrência física. “Assim, tentamos em uma única obra fragmentar a imagem do próprio interator de forma que este “entenda” mais o status de seu tempo parado ou continuo”, explicam os autores do trabalho.
“Fracmental” (2011 – Autor: Pedro Parente)
O autor expõe de forma fractal, com captura real-time da imagem, a remontagem desta imagem se formando, aliando o movimento e a distância do interator, as variáveis da interação.
“Restaura-ação” (2011 – Autor: Pedro Parente)
O artista trabalha com fotos antigas do comércio do centro de Fortaleza, o que possibilita que o visitante recupere a nitidez das imagens, referenciando assim o ato de restauração.
“Trilhos Urbanos” (2010 – Autores: André Parente e Pedro Parente)
A obra é uma instalação interativa feita com uma versão específica do software Corisco. O deslocamento dos espectadores no espaço expositivo faz mover uma janela sobre a imagem, o que forma uma anamorfose sobre a imagem fixa resultante do deslocamento da janela. A instalação é ao mesmo tempo formada por uma imagem fixa de fundo e uma imagem em movimento, uma janela, sendo a primeira expressiva ao nível dos seus grafismos e a segunda a nível do processo de visualização de movimentos que deixam rastros sobre a primeira.
Em “Contorno” (2011 – Autores: André Parente e Katia Maciel)
A instalação performática onde os artistas desenham o contorno uns dos outros produz como resultado uma paisagem de corpos que se estende ao longo de oito metros.
Em “Ver é se ver vendo” (2011 – Autores: André Parente e Júlio Parente)
No espaço expositivo, o espectador fica entre duas imagens em tempo real, onde se enxerga sempre de costas. Embora ele tente, não consegue se ver de frente.
Em “O ar do tempo” (2011 – Autores: André Parente e Lucas Parente)
Os artistas apresentam uma série de fotos do céu, produzidas ao longo dos meses que precederam a exposição. As imagens foram realizadas durante as conversas que os autores mantiveram sobre Letícia Parente. Como os artistas estavam em deslocamento, vemos o Céu de cidades tão distintas quanto: Barcelona, Madrid, Paris, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza. Ao lado das imagens há frases sobre suas visões do trabalho de Letícia.
“Figuras na paisagem (2010 – Autor: André Parente)
Instalação em que o espectador utiliza um dispositivo imersivo que simula um binóculo, chamado Visorama, por meio do qual ele interage com ambientes virtuais fotorrealistas, contendo micro-narrativas, vídeos e sons.
Pode ficar tranquilo que o período de visitação é bem longo, de 8 de setembro a 20 de outubro. Não tem como perder essa!
Museu de Arte Contemporânea – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Tels.: 3488.8624 / 3488.8624
mac@dragaodomar.org.br