Não é de hoje que pesquisas apontam os benefícios do chocolate para o coração. Vários estudos afirmam que as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do alimento podem ser ótimas para a saúde.
Mesmo com tantos resultados positivos, ainda não está claro de que forma o chocolate afetaria o coração. Em uma tentativa de esclarecer a questão, a equipe da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, reuniu sete estudos sobre o assunto envolvendo cem mil pessoas, com e sem problemas no coração.
Interessados em avaliar os efeitos do consumo de chocolate sobre ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs), os pesquisadores constataram: “Os índices mais altos de consumo de chocolate foram associados a uma redução de 37% em doenças cardiovasculares e uma redução de 29% na incidência de derrames em comparação aos índices mais baixos (de consumo)”
Os estudos não especificaram se o chocolate ingerido era meio-amargo ou ao leite. Entre os alimentos consumidos pelos participantes estavam barras de chocolate, bebidas, biscoitos e sobremesas contendo chocolate.
Segundos os pesquisadores, é preciso cautela com a interpretação dos resultados, pois o chocolate vendido comercialmente é altamente calórico. Além disso, quando consumido em grandes quantidades pode resultar no aumento de peso, trazendo riscos de diabetes e doenças cardíacas.
Já que boa parte dos resultados deram positivos, então, os autores incentivaram a iniciativa de pesquisas para reduzir a quantidade de gordura e açúcar nos produtos à base de chocolate!
Foto: Reprodução