Com intuito de dinamizar as desigualdades sociais e criar ações para o seu enfrentamento, nossa cidade iniciou ontem (28) o XVII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas). O evento, que se estende até amanhã no Centro de Eventos, contou com as participações, dentre outras autoridades, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, e da vice-governadora Izolda Cela, representando o governador Camilo Santana.
O Congemas tem o objetivo de incentivar a formação continuada dos Gestores Municipais de Assistência Social para que o desempenho de suas funções contribua decisivamente para estabelecer a assistência social como política pública de direito. O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) é uma associação civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em Brasília.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), é uma das organizadoras do evento, junto com o Governo do Estado do Ceará e organizações parceiras. A programação do evento é constituída de painéis, mesas redondas, oficinas temáticas simultâneas acerca dos temas do cotidiano dos gestores municipais, além da socialização dos resultados produzidos nos cinco Encontros Regionais, que antecederam o Encontro Nacional.
Antes da abertura do evento, houve a apresentação de um ato político. Na ocasião foi lida a Carta de Fortaleza, “Compromisso em defesa do SUAS”. O documento, dentre outros itens, sublinha a compreensão “da necessidade de garantir a implementação de um sistema público não contributivo, universal de prestação de serviços, benefícios e transferência de renda e expansão dos valores referentes ao confinanciamento dos serviços básicos e especializados, benefícios, programas e projetos, assegurando recursos em todos os níveis federativos, bem como a atualização dos valores investidos.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, chamou a atenção para a importância da grande mobilização do poder público e da sociedade na superação da pobreza e da miséria. Ao dar as boas-vindas a cerca de três mil participantes de todo o País presentes ao Centro de Eventos do Ceará, Roberto Cláudio destacou a sensibilidade dos assistentes sociais no enfrentamento das desigualdades sociais. “Aqui é uma oportunidade de se avaliar os dez anos de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mas também de se estabelecer metas para o futuro”, afirmou o Prefeito.
A ministra Tereza Campello lembrou a importância do evento em avançar nas políticas e sociais e consolidar as conquistas já alcançadas na redução da pobreza e da miséria. Ela destacou que o segmento já não é mais visto como assistencialismo, mas como de exercício da cidadania. Ela lembrou que a agenda do Ministério teve mudanças consideráveis com a atenção dada para a inclusão social.
“Estamos caminhando na consolidação de uma rede”, ressaltou a Ministra. Prova disso, conforme salientou, foi o investimento no setor ter um aumento de 600% nos últimos 10 anos. “Nenhum outro Ministério teve conquista igual”, declarou Campello. Ela também chamou a atenção para o fato de que embora seja comum maior presença feminina entre os assistentes sociais, pela tradição de serem “mais cuidadoras”, há também um crescimento do gestor jovem.
O No Pátio destaca a assistência social como política pública de direito e parabeniza a direção nacional do Cogemas pela iniciativa.
Fotos: Reprodução.