O que influencia o aparecimento das varizes?

Comportamento|Dicas|Saúde

Qual mulher não liga para a aparência? É normal que cada uma esteja procurando uma forma de estar cada vez melhor consigo mesma. Mas existem muitas coisas, no quesito beleza, que são inevitáveis: como questões genéticas. Um exemplo disso, e um inimigo de várias mulheres, são as varizes.

As varizes são caracterizadas pelo aparecimento de veias destacadas por sua cor e dilatadas, que costumam aparecer na região da panturrilha. O que causa um desconforto maior para as mulheres, além de ser uma doença que atinge a circulação, é o fato das temidas varizes aparecerem logo em uma região super exposta. Muitas vezes, são elas que nos impedem de usar vestidos curtos, shorts e até mesmo de usar saltos, não é mesmo?

Elas são veias superficiais, e consideradas inúteis, que acabam por se tornar tortuosas por causa de alguma fragilidade na área. O problema é mais constante nas mulheres, por causa das alterações hormonais, como nas épocas de menstruação, gravidez e menopausa.

O No Pátio reuniu alguns mitos e verdades sobre possíveis costumes que podem ajudar a antecipar o aparecimento das varizes. Vamos conferir?

Depilação:

Não, ela não influencia no aparecimento das varizes. Muitas mulheres acham que a agressão a pele causada na depilação e, também, pelo calor da cera causaria as varizes. Não se preocupe, continue se depilando sem preocupação, as varizes são casos genéticos e não tem relação com a sua depilação.

Musculação

Não é verdade que a musculação cause aparecimento das varizes. Ela serve para a tonificação e fortificação dos músculos, e, inclusive, é um benefício fundamental para a circulação venosa. Quando a musculação é mais intensa, a gordura é queimada e faz com que as veias fiquem mais aparentes. Mas não é capaz de causar varizes.

surgimento das varizes2

Gravidez

É verdade. Muito disso é causado por causa das alterações hormonais. Durante a gravidez, o sangue que está nas veias tem dificuldade para voltar ao coração, o que pode ficar mais intenso na parte das pernas, fazendo com que as veias se dilatem com mais facilidade. Quem tem tendência genética para o aparecimento das varizes estará cada vez mais propenso durante a gravidez.

Anticoncepcional

É parcialmente verdade. O uso de anticoncepcionais pode ajudar a no aparecimento das varizes, por causa das grandes quantidades de hormônios. Mas o principal problema relacionado aos anticoncepcionais é com o desenvolvimento de trombose venosa com mulheres com predisposição.

salto-alto-revista-pilates

Relação dos saltos altos com as varizes

Parcialmente verdade. Qualquer calçado que altere o funcionamento da perna e a sua postura, poderá influenciar negativamente na sua função. Devido a inclinação dos pés, o desempenho venoso da panturrilha pode ser atingido, e a quantidade de sangue esperada para uma circulação efetiva são diminuídos. O que pode atrapalhar também é o peso corporal da pessoal que está utilizando o salto; os que estão sobrepeso e ainda não se exercitam, podem estar mais propensos ao aparecimento das temidas varizes.

Muitos cuidados podem ser tomados para prevenir o surgimento prematuro das varizes. Mas existem procedimentos cirúrgicos que podem ajudar a diminuí-las. Fora isso, se você não quer recorrer a saídas tão radicais, cheque a seguir alguns cuidados da sua rotina que podem te ajudar a evitar o surgimento das varizes:

– Tente não ficar muito tempo em pé parado. Se tiver que ficar parado por muito tempo, procure se  movimentar . Isso faz com que os músculos das pernas ajudem o sangue a circular.

– Procure colocar suas pernas para cima, durante um momento do dia, isso ajuda a influenciar na circulação do sangue pelo corpo.

– Não tenha vergonha de utilizar as meias. Elas vão te ajudar nos piores momentos.

– Ande a pé. Caminhar é importantíssimo para prevenir as varizes.

Infelizmente, o surgimento de varizes é inevitável, visto que é algo de fundamento genético. Mas você pode seguir as nossas dicas e procurar perceber os resultados. Não há condição que não melhore com bastante cuidado.

 

Fotos: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter