Evento enfatiza importância dos primeiros 1000 dias de vida do bebê

Comportamento|Estilo de Vida|Pais e filhos

A importância de focar nos primeiros dias do bebê vai além de uma preocupação materna, pois se tornou preocupação nacional. Eventos que têm como temática esse início de vida têm se tornado cada vez mais recorrentes. Agora, qual a importância disso?

Muitos focam nos primeiros 1000 dias de vida do bebê, período que é de extrema importância, pois a Primeira Infância é um período de importância ímpar para a vida de um ser humano. É quando acontece o ápice do desenvolvimento do cérebro, da capacidade para o aprendizado, a iniciação social, a formação de vínculos afetivos, as vivências emocionais, ou seja, fatores estruturais da vida humana que perpassam ao longo dos anos de sua existência.

Em Fortaleza, no período de 17 a 24 de maio, irá acontecer a IV Semana do Bebê, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de se acompanhar o desenvolvimento da criança, desde a gestação até os três anos de idade. A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza e do Instituto da Infância (Ifan). O evento acontece em parceria estratégica com o UNICEF, a Rede Estadual da Primeira Infância – REPI-CE e várias outras organizações.

A solenidade de abertura acontecerá na manhã do dia 17, das 9 às 12 horas, na Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055 – Messejana), com um Babynic (piquenique para bebês), onde acontecerão atividades lúdicas voltadas para crianças, contação de histórias, além de serviços disponibilizados na área de saúde e proteção, como por exemplo, o Teste do Olhinho. Durante a semana, as atividades serão realizadas em postos de saúde, escolas, hospitais e shoppings. Para ter acesso à programação completa, é só acessar www.ifan.com.br e www.fortaleza.ce.gov.br

11107737_851391534935355_6741555597518600962_n

A Semana do Bebê constitui-se em um espaço de divulgação para a sociedade sobre a importância dos primeiros 1000 dias de vida do bebê para o desenvolvimento humano. É um momento, também, de sensibilizar gestores em prol de políticas públicas.

Diversas instituições governamentais e não governamentais vêm realizando reuniões desde fevereiro para compor a programação do evento. Para o planejamento das ações, foram constituídas seis equipes de trabalho relacionadas às áreas da Saúde, Educação, Proteção, Lazer e Recreação, Academia e Comunicação. Cada um dos temas tem uma equipe de organização que incentiva a preparação de programações temáticas, e interage com os líderes dos demais grupos.

“A Semana do Bebê é uma das articulações que também está incluída no Plano Municipal pela Primeira Infância, assim como o Programa Cresça com o Seu Filho. Famílias de áreas de grande vulnerabilidade social estão submetidas a situações estressantes como a pobreza, violência doméstica e as drogas, e as crianças estão presentes nestes ambientes. Isto traz um impacto negativo. É preciso alertar essas e outras famílias sobre a importância de cuidados e atenção especial nos primeiros 1.000 dias para evitar danos maiores. O vínculo familiar se fortalece e a criança cresce mais segura e preparada”, afirmou a Primeira Dama de Fortaleza, Carol Bezerra.

Sobre a Semana do Bebê

A iniciativa surgiu em Canela, no Rio Grande do Sul, há 14 anos, e tem como objetivo chamar a atenção do governo, das famílias e da sociedade civil para a importância dos primeiros anos de vida. O foco é divulgar o entendimento de que cuidar, amar e proteger as crianças são os primeiros passos para uma sociedade mais desenvolvida e com menos violência.

Desde 2010, vários municípios brasileiros passaram a desenvolver a mesma iniciativa, com apoio do Unicef e parceiros. Cada município escolhe uma semana no seu calendário e define as atividades a serem realizadas. No Ceará, esta semana foi regulamentada através da Lei Nº 14.841, de 28/12/2010, significando um avanço e compromisso da esfera pública com o desenvolvimento integral da criança e o engajamento do Governo do Estado na Rede Estadual da Primeira Infância – REPI/CE. O evento em Fortaleza já está na quarta edição.
Estão diretamente envolvidas no evento as Secretarias Municipais da Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Cidadã, FUNCI, AMC, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado (por meio do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil e secretarias da Saúde e Educação), Sociedade Cearense de Pediatria, Iprede, Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará – APDMCE, Clube da Sivozinha, ONG CAVIVER, Pastoral da Criança e shoppings.

É importantíssimo o cuidado com os recém-nascidos e crianças até os três anos de idade, então participe! Você que já é mamãe, leve seu filho! Você que ainda está esperando seu neném e é mãe de primeira viagem, pode conferir também a programação, caso você queira saber um pouco sobre esse mundo tão apaixonante. O programa irá contar com muita diversão e lazer, além de diversos cuidados ofertados gratuitamente. Participe!

Serviço
IV Semana do Bebê de Fortaleza – Dia: 17 a 24 de maio
Informações: www.ifan.com.br e www.fortaleza.ce.gov.br

Abertura 

Local: Casa José de Alencar – Av. Washington Soares, 6055 – Messejana
Data: 17 de maio de 2015
Horário: 9h às 12 horas

 

Fotos: Divulgação

Inscreva-se na nossa newsletter