A utilidade da televisão para o aprendizado das crianças

Comportamento|Crianças|Pesquisas

E se alguém te dissesse que ao colocar seus filhos pequenos para assistir televisão eles podem estar aprendendo? Hoje, assistir televisão, não é somente sinônimo de “emburrecer” os pequeninos, e pode sim, ajudar no aprendizado das crianças!

O que faz os pais colocarem suas crianças a mercê da comodidade das televisões e dos tablets (nova moda, por causa da sua mobilidade), é a sua facilidade e praticidade. A criança fica “hipnotizada” com aquele conteúdo sendo transmitido, e por isso, é possível para os pais se dedicarem a outras tarefas. É o intervalo que os pais muitas vezes têm para poderem se organizar em outras áreas, não é mesmo?

Só que um estudo da Academia Americana de Pediatras, mostrou que essas exposições devem ser limitadas, quando se trata de crianças menores de dois anos, se limitando a duas horas, ou menos. Porém, novas pesquisas mostraram que depois que as crianças assistem a um programa de televisão infantil educativo, as que têm idade de andar, conseguem aprender a contar até cinco e, até mesmo, aprender a ler um (simples) mapa exibido na programação.

Toda a exposição às crianças deve ser moderada. A Academia Americana de Pediatras também concluiu, que a utilização da televisão tem diminuído gradativamente a interação entre pais e filhos, sejam estes pequenos ou grandes.

O que as crianças veem nas televisões, causam uma espécie de transferência cerebral. O que acontece é que o que elas “sugam” do mundo 2d (televisão) precisa ser transferido para a realidade, uma realidade 3d. Então, aquela informação ruim e pobre disponibilizada no televisor, será revertida em informação ruim e pobre na realidade; na memória da criança.

crianca-tecnologia-tablet-miopia-think154091602

Uma forma de melhorar a qualidade dessa transferência, é melhorando o conteúdo dos programas infantis. Como as crianças aprendem a partir da repetição, os programas detêm da informação útil, então, tudo que eles precisam é repetir essa informação algumas ~várias~ vezes, até que aquele pequeno telespectador absorva. Mas é importante frisar: informação de qualidade!

Além disso, é importante destacar a interação dos programas de TV com as crianças. A repetição ajuda, isso é claro. Então é interessante que os programas façam as crianças falarem, se preciso, repitam palavras, sons e movimentos. Tudo isso ajuda no desempenho cognitivo da criança.

É importante destacar o aspecto do conteúdo de muitos programas infantis hoje: entretenimento é diferente de educação. Ocupar sua criança com a televisão não é fazer ela “absorver” aprendizado, tudo depende muito do programa que ela está assistindo. Afinal, não é propósito de nenhum pai “bestializar” nenhuma criança, não é mesmo? O importante é aprender, seja brincando, seja pintando, seja comendo e seja vendo televisão.

E não se esqueça: quem está assistindo ao programa é a criança, e não você, adulto. Não se desinteresse por causa da repetição, o pequenino continua se divertindo ao ver o programa. Mesmo que quinze vezes repetidas.

Dica de leitura

Além de ser importante monitorar o que é transmitido na televisão, é bom conhecer mais sobre o assunto. No livro A Televisão Pelo Olhar das Crianças, a autora, Rosália Duarte, apresenta a televisão e sua programação, na perspectiva das crianças. “As crianças compõem um dos mais expressivos segmentos de espectadores de televisão no Brasil, passado mais de três horas, todos os dias, em contato com essa mídia de que gostam tanto. Tem-se falado e escrito muito a esse respeito, mas tem-se escutado pouco o que as próprias crianças têm a dizer. O livro convida o leitor a fazer uma inversão de ponto de vista. Traz análises de textos escritos por crianças, nos quais elas expressam suas opiniões, críticas e reflexões sobre o que vêem na televisão. É surpreendente constatar a clareza e a competência com que elas tratam do assunto”, explica a descrição do livro.

Serviço:

A Televisão Pelo Olhar das Crianças (Rosália Duarte)

Onde encontrar: Lojas Americanas Online

Site: clique no link para adquirir o livro.

Preço: R$24,00

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter