O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Zezinho Albuquerque (Pros), recebeu na tarde desta segunda-feira (04), no Salão Nobre da presidência, representantes de municípios da macro-região do Cariri. Durante o encontro, foram tratadas pendências relacionadas aos limites intermunicipais de localidades que já foram georreferenciados, com uso do Sistema de Posicionamento Global (GPS), pela Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa.
De acordo com o Presidente Zezinho Albuquerque, esse trabalho já vem sendo feito pela Assembleia há alguns anos, em pareceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístis (IBGE) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), buscando resolver de forma definitiva esses problemas que afetam diretamente a vida dos moradores dessas cidades.
Durante a reunião, os Prefeitos dos municípios de Salite, Rondilson Alencar; Barbalha, José Leite, e de Araripe, Damião de Senhor apontaram os problemas de limites existentes em suas localidades e buscaram um acordo para resolver os impasses.
Prefeito de Barbalha, José Leite explicou que o município possui questões a resolver com os municípios de Jardim, Missão Velha e Juazeiro. Já o prefeito de Salitre argumentou que além de problemas existentes com cidades vizinhas, ainda tem localidades que contam no mapa como pertencendo ao Estado de Pernambuco.
Sobre o assunto, o presidente Zezinho Albuquerque afirmou que mandará oficio ao presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, solicitando o apoio para uma solução do impasse. Já sobre o município de Barbalha, Zezinho garantiu que fará um novo encontro com a presença dos prefeitos de Jardim, Missão Velha e Juazeiro.
O parlamentar destacou que não é fácil tratar de limites dos municípios, já que muitos não querem perder território. “Nenhum município quer perder território. Nós estamos hoje reunidos com os prefeitos para resolver os impasses que por ventura estejam acontecendo com relação ao assunto, e assim votar a lei que define esses novos limites”, explicou.
Ainda de acordo com o Presidente, a Comissão ouviu a população de todos os municípios envolvidos e buscou entendimentos. “Nós já ouvimos a população e agora estamos conversando com todos os prefeitos. Hoje estamos recebendo estes, mas vamos conversar de 10 em 10 a cada segunda-feira para resolver o que tiver de resolver”, complementou.
O Presidente da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios, Luiz Carlos Mourão, enfatizou que existem 90 municípios que já estão com seus mapas prontos para que o presidente possa colocar em votação. Segundo o técnico, está sendo usado o que há mais de moderno em equipamentos de georreferenciamento. “Estamos usando o que há de mais moderno para que esses municípios não tenham mais problemas pela frente. Nós teremos várias encontros como este onde serão entregue aos prefeitos esses documentos com os levantamentos feitos”, disse.
Participaram da reunião o deputado Júlio Cesar Filho (PTN), a representante do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Lana Veloso; os ex-deputados Neto Nunes e Sineval Roque; vereadores e assessores.
O No Pátio torce para que os Prefeitos entrem em um acordo para resolver seus limites territoriais.
Fotos: Reprodução.