Proteja-se do bullying na empresa!

Comportamento

Não são apenas as crianças e os adolescentes que sofrem com o problema. Os adultos também podem ser vítimas desse tipo de assédio. Rejeição, fofocas a seu respeito, sensação de ser sempre colocado de lado e pouca abertura dos colegas para a interação são alguns dos indicadores de um bullying no ambiente de trabalho. Quer saber como ficar livre desse constrangimento? O No Pátio conta tudo!

Ninguém gosta da impressão de estar sempre em constante clima de guerra e tendo que criar armas para livrar-se de brincadeiras e situações desagradáveis. Quando a turma toda do escritório fica unida e você deslocado e acuado, é hora de tomar uma atitude! Caso você deixe a situação como está, o problema ficará ainda maior. Isso pode sim prejudicar e muito o seu rendimento no trabalho e até sua saúde física e emocional.

Reagir logo
O primeiro passo é mostrar-se forte e reagir contra os primeiros indícios logo que perceber. Nada de aguentar calado! Quando a agressor percebe que a vítima é forte e reage a altura, ele logo se intimida.

Conseguir aliados
Sabe aquele colega de trabalho que nunca se envolve com as agressões e não tem atitudes ruins com você? Junte-se a ele! No ambiente de trabalho é importante ter aliados e pessoas com quem possa contar. Quanto mais sozinho estiver, mais o agressor ficará a vontade para agir de forma errada.

Divida com alguém
Compartilhar o problema ajuda muito! Nesse momento você precisa de todo o apoio que estiver ao seu alcance! Converse com pessoas da família, amigos e, se a situação ficar muito séria, fale abertamente com o seu chefe. Se for necessário, não tenha vergonha ou receio de iniciar uma terapia. Ajuda profissional sempre é bem vinda!

Procure o RH
Se nenhuma das opções resolverem o seu problema é hora de procurar o RH – setor de recursos humanos da empresa. Em alguns casos, a transferência de setor soluciona o caso, mas quanto não há resultados, o jeito é recorrer a justiça.

Não esqueça de guardar provas contra o agressor. Sejam e-mails ou gravações que comprovem a agressividade ou as ameaças recebidas no ambiente de trabalho. O importante é não deixar que essa situação de bullying ocorra por um período longo. Lembre-se que, quanto maior tempo exposto a esse tipo de problema, maiores serão as sequelas. Tenha coragem para reagir!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter