A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, torna público o resultado final do Edital Remontagens. Os vencedores foram os espetáculos O Auto do Rei Leal, do Grupo Taipa, e Lalilará Macunaína Saravá, do Grupo Expressões Humanas.
Ambos os espetáculos participaram da terceira edição do Festival de Teatro de Fortaleza, que aconteceu em 2003, quando o FTF era competitivo. Nesta edição, o grupo Expressões Humanas foi o vencedor com Larilará Macunaíma Saravá na categoria atriz coadjuvante, com Kátia Arruda. Já o Grupo Taipa venceu com O Auto do Rei Leal os prêmios de ator coadjuvante (Davidson Caldas), iluminação (Walter Façanha), figurino (Marcos Amaral) e levou 3º lugar pela escolha do júri oficial.
O Edital Remontagens foi anunciado no encerramento do X FTF e comemora as 10 edições do FTF. Os espetáculos teatrais selecionados deveriam ter participado de uma das edições do Festival de Teatro de Fortaleza entre os anos de 1995 e 2003, não estando em cartaz nos últimos dois anos. Os espetáculos selecionados integrarão a programação do XI FTF, que acontecerá em 2015.
O valor da premiação bruta é de R$ 20 mil por espetáculo selecionado para a realização de duas apresentações durante o XI Festival de Teatro de Fortaleza.
Sobre “O Auto do Rei Leal” – Grupo Taipa
Cansado de suas obrigações, o cego Rei Leal decide dividir seu reino com as três filhas mulheres. Sua generosidade seria medida pelo afeto demonstrado por cada uma. As duas primeiras filhas, Goneril e Zuleide, enaltecem o pai com profundo interesse, que é retribuído com várias propriedades espalhadas pelo Ceará e pelo mundo. Cordélia, sua filha predileta, recusa-se a imitar a hipocrisia das irmãs e critica a forma com que seu pai divide seu legado.
Revoltado, Leal deserda sua filha, ao mesmo tempo que a oferece em casamento aos nobres presentes. É aceita pelo Duque de Sobral, que adverte o monarca de sua cegueira, pois estava levando seu maior tesouro. Sem propriedades, Leal passa a viver, de favor, na casa de Goneril, que não esconde o incômodo de tê-lo ali. Revoltado, decide morar com sua outra filha.
No caminho, encontra o Duque de Pau Maior, um gigolô, que antecipa o desagrado de Zuleide em recebê-lo. Leal incita o Duque a depenar suas duas filhas e segue um caminho errantes. Mendigo, Leal encontra um catador de lixo que atiça sua dor, revelando-lhe que seu ardil dera resultado e suas duas filhas estavam mortas.
Arrependido Leal clama pela morte, que recusa-se a levá-lo com tanta culpa no coração. Cordélia, depois de muita busca, encontra o pai. Como num flash antes da morte, Leal pede perdão à filha e é perdoado. Mas a morte vem cumprir seu destino, levando consigo um Leal frágil, mas reconfortado pelo perdão.
Proposta de Remontagem
Os grandes clássicos da literatura mundial sempre foram fontes de constantes estudos. “Rei Lear”, o consagrado texto de Shakespeare, já recebeu várias montagens teatrais, bem como releituras no cinema e na televisão. A sua atualidade é inegável. Aqui temos a grata adequação à realidade nordestina, contada na linguagem de cordel pelas hábeis mãos do poeta José Maria Mapurunga Filho.
O espetáculo é rico em referências da nossa cultura, a utilização de algumas expressões artísticas cearenses é o caminho mais rico para a tradução cênico do texto. Assim, o maracatu, a embolada, as inselências permeiam o espetáculo sem exclusividade, mas numa coadunação pacífica e criativa. Não vamos aqui recriar Shakespeare. Usamos o mote da partilha para retratar a vilania do ser humano. Como o egoísmo e a mentira podem provocar o esfacelamento da mais importante célula de uma sociedade: a família.
Sobre “Larilará Macunaíma Saravá” – Grupo Expressões Humanas
A história de um anti-herói, “marginal”, na medida que se contrapõe a uma sociedade puramente racional e tecnológica, retratada numa aventura saborosamente brasileira pelas riquezas e profundezas do imaginário popular. Larilará Macunaíma Saravá nasce dos mitos e lendas do Brasil e celebra o que se mantém vivo em nosso folclore e o que atesta a complexidade da formação cultural brasileira.
No espetáculo, tudo oscila entre o mito e a realidade, entre o riso e o desencanto, entre o céu e a terra. É um caleidoscópio de nossa cultura que faz desfilar pelo espaço, personagens e vocabulários que retratam a força do ritual, a visão modernista da cultura e a busca por se saber brasileiro, se reconhecendo na modernista da cultura e a busca por se saber brasileiro, se reconhecendo na multiplicidade de formas de ser e estar no mundo e se fazendo vários em todos os lugares e em todos os tempos.
Proposta de Remontagem
O espetáculo tem a concepção baseada no realismo grotesco, que se fundamenta na fertilidade do corpo ancestral do povo, e na teoria da carnavalização, que valoriza a totalidade festiva do corpo coletivo que cresce e se renova, ao contrário do cirpo individual que é separado das outras esferas vitais.
O trabalho corporal dos atores está também baseado nessa linguagem que se direciona aos estratos baixos do corpo. A barriga que se direciona a gula, os genitais e o útero, a procriação e o ânus ligado a defecação. Aqui o espiritual é degredado e degredar significa devorar para renovar, enterrar para semear, destruir para regenerar. Nos princípios carnavalescos a morte ri, o que torna a encenação a expressão do inacabado, da metamorfose e da transformação.
Sobre o Edital Remontagens
O Edital Remontagens visa concretizar os direitos culturais em âmbito municipal, nos termos dos artigos 23, V e 30, IX da Constituição Federal, dos artigos 8, I e XIV, 278 e 283, VI da Lei Orgânica do Município de Fortaleza, bem como garantir a realização das Metas 4 e 24 do Plano Municipal de Cultura que contemplam a ação.
Com o compromisso de valorizar o fazer teatral e consolidar o diálogo com os profissionais de teatro no município de Fortaleza, a premiação objeto do Edital foi pensada por esta Secretaria juntamente à classe teatral, representada pelo Fórum de Teatro de Fortaleza.
Edital ficou aberto para consulta pública
A Secretaria de Cultura de Fortaleza disponibilizou para Consulta Pública o Edital de Remontagens no período de 21 de novembro a 21 de dezembro de 2014. Tiveram a oportunidade de participar do processo consultivo quaisquer interessados, seja Pessoa Física ou Jurídica.
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