Evaldo Lima propõe sensor para fiscalizar ciclofaixas em Fortaleza

Acontece|Fortaleza
Novidade recente nas principais vias de Fortaleza, as ciclofaixas já estão fazendo muita gente deixar o carro na garagem e pedalar. Seja para o trabalho, escola, faculdade ou simplesmente para se exercitar, o ciclista da Capital ganhou uma opção segura e confortável para trafegar na sua “byke”. Para garantir que essa pedalada seja realmente segura, algumas regras podem e devem ser criadas. É isso que o vereador Evaldo Lima (PCdoB) está tentando fazer através de um novo projeto que chega à Câmara Municipal.

A proposição do vereador é de que sensores sejam instalados nas ciclofaixas, para fiscalizar e coibir a invasão de carros e motocicletas na faixa destinada ao transporte cicloviário, algo que, infelizmente, tem se tornado comum nestas vias.
Segundo Evaldo, a cidade está passando por um processo de readaptação da malha viária, sobretudo com as ciclofaixas. Para que o motorista consiga se adaptar à nova realidade, ações educativas e fiscalizatórias, segundo ele, são necessárias.
ciclofaixas_nopatio1
“Objetivando dar maior segurança ao ciclista, sugerimos ao Poder Público, por meio deste projeto de indicação, a implantação de sensores destinados a fiscalizar e coibir a invasão das ciclofaixas por veículos automotores, seja através do tráfego ou estacionamento. De acordo com o artigo 181, VIII, do Código Brasileiro de Trânsito, estacionar o veículo sobre ciclovia ou ciclofaixa é uma infração grave, gera a penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo”, disse.
Mas o projeto ainda deve esperar um pouco mais para que entre, de fato, em vigor. Atualmente, a proposição ainda se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, à espera de que um relator seja designado para que ela seja estudada.
E você? Acredita que esta tecnologia pode realmente trazer melhoras ao trânsito da nossa cidade? Dê a sua opinião!
Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter