O Ceará será pioneiro no nordeste e um dos primeiros do Brasil a possuir um Centro de Treinamento Especial para Cães-Guia, aqueles cachorrinhos que servem para guiar pessoas com deficiência visual pelas ruas. A unidade está sendo construída em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe.
Segundo o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Virgílio Araripe, a obra deve ficar pronta em dezembro deste ano, porém só deve funcionar a partir de 2018.
Ainda de acordo com o reitor, as atividades no local deveriam começar em 2017, quando a primeira turma de instrutores do programa será formada. Porém, o responsável pela unidade do Ceará desistiu do curso e um novo representante cearense só será formado na segunda turma. “O Ceará não está formando aluno nessa primeira turma. Essa falta de mão-de-obra especializada é o principal problema para que os cursos de formação de treinadores não sejam iniciadas já em 2017”
Na opinião do secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, o projeto é desafiador, pois não existe no mundo inteiro um centro específico para a formação de cães-guia. De acordo com ele, para que se tenha ideia do quanto este tipo de profissional é raro, até o final do ano, existirão apenas 13 treinadores de cão-guia no país. “Com a desistência de dois alunos, nós estamos formando agora cinco profissionais onde somarão com apenas sete que existem no País atualmente. Daí esse número sobe para 13. Até 2020 nós teremos 40 profissionais no Brasil, aptos para treinarem cães-guia, o que aumenta a oferta para quem precisa”, pontua.
Segundo a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, existem 470 deficientes visuais com cadastro efetuado para receber um cão-guia, sendo apenas 61 no nordeste.
Além de Limoeiro do Norte, Muzambinho-MG, Alegre-ES, Urutaí-GO, Manaus-AM e São Cristóvão-SE receberão os centros de treinamento.
Serviço:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847, Joaquim Távora, Fortaleza
Telefone: (85) 3401.2500
Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Brasília, DF
Telefone: (61) 2025.3684
Fotos: Reprodução